Wi-Fi vulnerável pode arruinar sua privacidade

Como sua privacidade pode ser escancarada ao utilizar wi-fi público sem proteção

Uma conexão wi-fi livre pode representar mais que riscos de perdas financeiras. Ela pode escancarar sua privacidade ao permitir o vazamento de informações pessoais, enquanto enche o bolso dos criminosos de dinheiro. E o mais preocupante, este tipo de dado já é comercializado livremente na internet. E, com cada vez mais empresas querendo conhecer a sua intimidade, milhares de hackers direcionam seus trabalhos para o levantamento das suas informações privadas.

Wi-Fi livre pode ser usado para saber quem é você

O aviso de wi-fi disponível em estabelecimentos comerciais pode esconder sérios riscos de segurança da informação. Por exemplo, ao mesmo tempo que você se conecta à internet livre para acessar e-mail, redes sociais, fotos e mensagens de texto, um hacker espião pode estar acompanhando os seus passos digitais para criar um banco de dados robusto a seu respeito.

Wi-fi público pode distribuir malware

Um hacker com acesso à rede wi-fi desprotegida pode, facilmente, introduzir e distribuir malwares a partir da rede de internet, com intenção de vigiar você e coletar suas informações pessoais.

Redirecionamento de usuários para sites maliciosos

Com acesso ao wi-fi, o hacker pode facilmente introduzir um código HTML no acesso ao navegador, redirecionando o usuário a sites de phishing.

Comercialização de informações pessoais

Mesmo que muita gente considere séria a necessidade de manter suas informações pessoais privadas, a comercialização destes dados não é algo novo. Hackers criam banco de dados volumosos para venda a terceiros interessados nesse grupo ou recorte de pessoas. Na China, 90% dos usuários tiveram dados vazamos, e nem sabem; 94% consideram o fato problemático.

Banco de dados completo para comercialização

Separados por interesses ou recortes geográficos, os usuários que tiveram sua privacidade destruída são agrupados em nichos para disparo de e-mails em massa ou spams, rendendo bilhões de yuan aos criminosos na China. E o mesmo vale para o Brasil. Você se preocupa com a sua segurança digital?

Tags: