Wikipedia altera sua política de edição de arquivos

Wikipedia define nova política para edição de arquivos, evitando que empresas façam publicações com propósitos publicitários, entenda!

A Fundação Wikimedia, que mantém a enciclopédia Wikipedia, está tomando uma série de atitudes para frear a ação de empresas de relações públicas especializadas em editar e influenciar o conteúdo dos artigos. A empresa anunciou que passará a cobrar destas empresas para que elas possam editar conteúdo.

Um porta-voz da fundação disse que as mudanças têm como objetivo abordar um sentimento entre os editores voluntários, promovendo a ideia de que o site não é um serviço de publicidade, e sim uma enciclopédia.

Wikipedia fecha o cerco contra edições publicitárias

Em um post recente em seu blog, a companhia afirmou que a prática de tentar manipular o texto para determinadas propagandas ou para influenciar as pessoas de alguma forma pode abalar a confiança dos voluntários e leitores do site. Por isso, a fundação está tomando precauções para evitar esse dano, mantendo intacta a confiabilidade da Wikipedia.

Uma série de regras passará a ser aplicada. Em casos extremos, quem entrar para editar secretamente os artigos poderá responder na Justiça por seus atos. A fundação adotou uma lista de perguntas mais frequentes que acompanha as novas regras, para deixar claro o que pode e o que não pode fazer. O Wikipedia chega até a citar orientações da Comissão Federal de Comércio.

Muitas empresas de relações públicas chegaram a se defender das acusações, dizendo que seus anúncios não tinham qualquer ligação com a Wikipedia. No ano passado, a fundação disse que várias centenas de contas podem ter sido usadas para criar conteúdo, “enganando” os outros editores sobre suas verdadeiras identidades. A empresa denominou esses falsários como “um grupo de escritores contratados”.

A tendência é que o Wikipedia limite cada vez mais a edição de textos, cobrando identificação de seus colaboradores. Isso porque a fundação considera que a contratação de autores pagos pode prejudicar ou ameaçar o caráter livre e colaborativo da enciclopédia.

Uma forma de saber se o conteúdo da Wikipedia é confiável é analisar as fontes que a própria fundação coloca em cada referência. Mas, claro, uma segunda pesquisa sempre é uma boa opção para comparar as informações e descobrir se aquele texto está correto.