Windows 10 oferece recurso de localização a distância para PCs

Novidade foi disponibilizada junto à última atualização do sistema. Localização por GPS representa mais segurança, mas a função carece de mais recursos.

Demorou, mas aconteceu. Enfim, a Microsoft incluiu a funcionalidade de localização a distância no Windows, o sistema operacional mais popular do mundo.

Quem já baixou a última atualização do sistema no PC já conta com a novidade, que permite identificar no mapa onde está o seu notebook — função parecida com o Antifurto, do PSafe Total, muito útil em caso de perda ou roubo.

No caso do Windows, a transmissão do sinal GPS ocorre sempre que o dispositivo estiver ligado e conectado a uma rede wi-fi.

Restrições

A ativação do recurso só pode ser feita se você tiver as permissões de administrador do computador e depende que a localização GPS esteja ativada. O gerenciamento se dará pelo portal account.microsoft.com/devices.

A função é exclusiva para notebooks e tablets e não oferece, ao menos por enquanto, qualquer funcionalidade de gerenciamento, bloqueio ou remoção de dados.

Quer ativar o seu? Siga este tutorial do Gizmodo Brasil.

Tags: