Windows XP continua sendo o favorito entre os hackers

Versão sem atualização do sistema da Microsoft ainda é a favorita entre os hackers para invadir e roubar dados. Confira

Em abril passado, muitos usuários do Windows XP ficaram órfãos quando o sistema parou de receber atualizações da Microsoft, decretando o fim de uma era na história da informática. Sem pacotes de atualização e manutenção, assistência técnica e o Microsoft Security Essentials, o Windows XP deixou 24% dos computadores vulneráveis ao ataque de hackers.

Agora, o XP é apontado como o sistema favorito de hackers, segundo pesquisa recente de uma empresa de segurança. A empresa ainda aponta a descoberta de um grande servidor que controla uma botnet composta de 500 mil computadores infectados, onde a grande maioria é Windows XP.

No golpe detectado, um malware chamado Qbot, responsável por roubar informações bancárias, adiciona o computador em uma rede botnet que era alugada pelos criminosos. Segundo a empresa, a rede pode transferir dados roubados e se infiltrar em organizações.

Apesar das ameaças, você ainda pode utilizar essa versão do Windows com segurança, mas para isso, você precisa utilizar um antivírus com suporte ao Windows XP. 

Tags: