Monitorando o teclado, malware Zeus aplica golpes financeiros

por

Milhões de pessoas usam o internet banking todos os dias para pagar suas contas, conferir o saldo da conta corrente e do cartão de crédito, transferir dinheiro, etc. Mas poucas sabem que esta é uma prática bem arriscada se seu computador estiver infectado com vírus e ameaças, especialmente se o malware em questão for o Zeus.

O que é o malware Zeus?

Este malware já é bem conhecido e é da família dos Cavalos de Troia (Trojans). Sua forma de atuação é bem conhecida: ele infecta o PC através de um suposto e-mail enviado por um banco. Ao confiar no e-mail e clicar no link presente na mensagem, o usuário infecta o computador com o malware. A partir daí, ele monitora o teclado, descobrindo facilmente a senha do internet banking, o que permite a aplicação dos golpes financeiros.

Além disso, o Trojan Zeus também consegue fazer capturas da tela do PC e salvar essas imagens, ou então, enviá-las para um endereço de correio eletrônico difícil de rastrear. O usuário, por sua vez, pode não perceber nada quanto ao fato de seu computador estar contaminado, já que são criados sites de banco falsos, muito similares aos reais. Quando o usuário digita sua conta corrente, agência e senha, os dados são automaticamente enviados para o hacker, que passa a ter acesso a toda informação pessoal.

 

Como se proteger do malware Zeus

- O mais indicado é evitar abrir qualquer e-mail que tenha sido supostamente enviado por um banco. Se você receber alguma comunicação da instituição financeira que utiliza, ligue para a central de atendimento ou acesse o seu internet banking antes de clicar no e-mail. Isso é mais seguro.

- É indicado que você mantenha o firewall do computador ativado e o PSafe Total instalado, para que qualquer ameaça seja detectada e removida automaticamente.

- Mantenha o seu sistema operacional e os plugins do computador sempre atualizados.

- Ao acessar o internet banking, confira se a página é criptografada, ou seja, se tem o cadeado de segurança na barra de endereços e se está escrito https://.

- Se receber qualquer e-mail de cadastramento ou informando sobre alguma dívida, não abra e procure se informar melhor. Pode ser um golpe.

- Mantenha controle sobre a sua conta, saiba de toda a movimentação financeira e se informe sobre qualquer detalhe que pareça ser uma irregularidade.

Enviar un comentario

Enviar


Enviar respuesta

1 comentario

el

Tenho recebido e-mails de instituições bancárias, tal qual relatado acima, que pedem para "acessar o link tal", "click aqui" ou "ficará sem ter acesso se não atualizar chave de segurança" , de bancos que nem tenho relações! Alguns e-mails com erros grosseiros de português! Todos são direcionados para a caixa de "spam" do Yahoo.com.br. Tenho também instalado o PSafe e isto me tranquiliza bastante, além do Microsoft Security Essentials.

Ao vivo no twitter

Veja quem curtiu