Categorias: Cibersegurança

10 dicas para bloquear malware, site e e-mail falsos e phishing

No mundo virtual, a ameaça criminosa pode vir de qualquer parte do planeta. Cidadãos brasileiros e latino-americanos aprenderam a se prevenir contra golpes praticados em seus países, mas agora a ameaça é global e você precisa ter certeza de que está fazendo tudo para proteger sua segurança online.

Para PC ou smartphones e tablets, você pode contar com a ajuda do PSafe Suite e do PSafe Suite Android – conjunto de ferramentas capaz de detectar a exposição ao phishing, conteúdos maliciosos e vírus durante sua navegação na Internet, te auxiliando nessa tarefa de proteção no dia a dia.

Alguns cuidados são imprescindíveis para garantir sua proteção digital. Veja se você já os adota quando usa seu smartphone ou PC.

  1. URL incorreta: hackers te direcionam para sites falsos para roubar informações. Se estiver no PC, passe o mouse sobre o link para ver a prévia da URL e confirmar se o endereço está correto. Você também pode usar o navegar PSafe Web, que faz a verificação para você. Se estiver no smartphone ou tablet, verifique o link prévio para fazer a confirmação.
  2. Pedido de informações confidenciais: seu banco ou qualquer outra empresa nunca irão solicitar acessos ou dados confidenciais por e-mail. Desconfie e apague sem ler.
  3. Domínios de e-mail: e-mails falsos normalmente utilizam nomes de empresas verdadeiras combinados com domínios gratuitos da Internet, como Yahoo, Gmail, Hotmail, entre outros. Verifique o endereço completo do remetente.
  4. Seu nome: bancos e empresas irão trata-lo pelo nome, nunca como cliente especial, de valor ou outro equivalente. Desconfie de elogios, estes contatos devem ser formais.
  5. Idioma: confira a ortografia e regras gramaticais do seu idioma. Sites e e-mails falsos muitas vezes vêm com erros dessa natureza.
  6. Senha falsa: teste uma senha que não seja a sua, sites falsos normalmente irão aceitar a informação que você fornecer. Abandone o endereço caso isso aconteça.
  7. Baixa resolução de imagens: má qualidade de logos e elementos gráficos em sites podem ser um indicativo de site falso.
  8. Conteúdo adulto: difícil encontrar tema que gere maior curiosidade que a pornografia. Navegue apenas por sites de sua confiança, respeitando as regras do seu país sobre o assunto.
  9. Conteúdo de famosos: celebridades do showbiz e política são alvos frequentes de criminosos nas redes sociais. Notícias falsas são plantadas para atrair cliques e compartilhamentos. Detrás desse post pode estar uma ferramenta para colecionar curtidas, espalhar malware e instalar aplicativos para roubar informações. Desconfie de notícias chocantes ou alarmistas e de fontes não conhecidas ou links incompletos. Você pode ir até o portal de notícias para confirmar se a notícia foi mesmo divulgada por aquele meio de comunicação, já que quem conseguiu o furo de reportagem não irá esconder isso de você.
  10. Mais importante: Pare e pense, na dúvida, não clique. Ou baixe logo o PSafe Suite e o PSafe Suite Android para navegar sem medo de contaminar seu PC,  smartphone e tablet com vírus que circulam livremente pelos tubos infectos da Internet.

 

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…