Ameaças para dispositivos móveis aumentaram 30% em 2013

Uma avaliação dos primeiros seis meses de 2013 demonstrou que o total de ameaças voltadas para os dispositivos móveis chegou a crescer 30%. O estudo conseguiu registrar mais de 250 mil malwares exclusivos para o sistema operacional Android, mas ainda há um número expressivo de ameaças desenvolvidas contra o Android.

Os dados são preocupantes porque os dispositivos móveis estão se tornando um dos principais meios pelo qual os usuários de internet estão acessando a World Wide Web. Empresas também se beneficiam dos dispositivos móveis para garantir maior produtividade e eficiência de seus funcionários. Porém o aumento de ameaças voltadas para smartophones, tablets e outros aparelhos similares coloca em risco a segurança digital dos usuários e também das empresas.

Especialistas ainda afirmam que, por enquanto, a maioria das ameaças se enquadra na categoria “annoywares”, ou seja, programas de shareware que disparam avisos para o usuário registrar a sua cópia. A tendência é que, nos próximos meses, a quantidade de vírus e ameaças e ataques em dispositivos móveis cresça ainda mais, já que os hackers estão observando o aumento do número de usuários destes meios e devem querer aplicar golpes, inclusive financeiros.

Exemplo

Uma das ameaças que estão se proliferando em dispositivos móveis é o Fake Defender, um malware exclusivo para Android e que sequestra o aparelho do usuário. Assim que é instalado, o Fake Defender bloqueia o acesso ao dispositivo e exige o pagamento de um determinado valor como resgate. No entanto, mesmo depois do pagamento, não há garantias de que o aparelho voltará a funcionar normalmente e que conterá os mesmos dados. Geralmente, o aparelho continua bloqueado.

Posts Recentes

Desinstalar um aplicativo apaga sua conta e seus dados? Mito ou verdade

Você já desinstalou um aplicativo acreditando que sua conta, histórico e dados pessoais desapareceriam junto…

Como compartilhar fotos sem revelar sua localização no Android

Você tira uma foto em casa, registra um momento com a família e envia a…

Final da Copa 2026 no celular: como economizar bateria e dados móveis

O segundo tempo começa, o jogo continua empatado e o celular mostra apenas 15% de…

Modo avião impede que o celular seja rastreado? Mito ou verdade

Você acredita que não existe nenhuma possibilidade de ter o celular rastreado no modo avião?…

Android 17: 7 recursos de segurança e privacidade que vale a pena ativar

O Android 17 reúne novos recursos de segurança e privacidade para limitar acessos desnecessários e…

Seu celular realmente escuta suas conversas para mostrar anúncios? Mito ou Verdade

Você comenta sobre uma viagem, um tênis ou um restaurante e, pouco depois, aparece um…