O controle de um computador acoplado a um par de óculos com comando de voz, como o Google Glass, já parece invenção de filme de ficção científica. Agora, imagine exercer esse tipo de controle com a mente?
A empresa britânica This Place lançou um aplicativo de código aberto chamado MindRDR para Google Glass. Associado a um headset com o sensor Neurosky EEG, ele cria um sistema de comunicação por ondas cerebrais. Segundo seus criadores, através desse recurso o usuário poderá, por exemplo, tirar fotos com o poder do pensamento para depois compartilhá-las nas redes sociais.
De acordo com informações fornecidas para a imprensa, o Neurosky consegue identificar as ondas cerebrais relacionadas ao foco, enquanto o aplicativo as traduz. Quando o usuário coloca maior foco num alvo, o aparelho entende o recado e aciona o aplicativo para que seja tirada uma foto daquilo que a pessoa está vendo. Ao focar um pouco mais, o produto recebe um novo sinal e compartilha a imagem nas redes sociais.
A This Place colocou o sistema de código aberto no Github para que desenvolvedores possam avançar e criar outras funções para o aplicativo.
Além de dar uma nova funcionalidade ao Google Glass, a expectativa dos criadores do aplicativo é que ele ajude pessoas que estão paralisadas ou que sofrem da síndrome de encarceramento. Esta ocorre quando alguém está consciente, mas não pode se mover ou se comunicar.
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de smartphones.…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…