Categorias: Cibersegurança

Apple é acusada de interceptar SMS de smartphones Android

Depois do escândalo envolvendo o iCloud, onde fotos de várias celebridades foram hackeadas e divulgadas, é a vez do iMessage ser colocado à prova. Ex-usuários de iPhones que migraram para o Android relatam que não estão conseguindo receber SMS em seus novos aparelhos.

Isso acontece porque mesmo que o usuário exclua todos os dados do iPhone o número fica vinculado a conta do iCloud. A mensagem é enviada, mas fica armazenada na nuvem e não é repassada ao aparelho com Android.

Americanos que estão se sentindo prejudicados estão processando a companhia da Maçã. No texto da ação coletiva há algumas acusações bem incisivas, como a que diz que a empresa está interceptando propositalmente, a fim de espionar os ex-usuários, ou a que fala que o erro técnico é uma forma de punir quem decidiu pular o muro.

A demora da Apple em consertar o problema está alimentando este tipo de denúncia. Os primeiros relatos do erro começaram em 2012, mas foi no início deste ano que as ações começaram a aparecer.

A empresa, claro, não confirma qualquer tipo de espionagem ou punição. Ela alega que este tipo de falha estava prevista nos termos de uso e que, se os usuários aceitaram, estão sujeitos a isso. Além disso, o iMessage é um serviço exclusivo e a empresa não se sente na obrigação de liberá-lo para usuários de Android.

Mas a Apple pode ter que rever os seus conceitos, já que uma briga judicial extensa pode pesar nos cofres da empresa. Com a força de uma ação coletiva – só a Business Insider recebeu mais de 500 e-mails de pessoas enfrentando o mesmo problema – a pressão popular pode ser ruim para a imagem prestigiada da companhia.

Além disso, a empresa pode ser enquadrada na Wiretap Act, lei americana que prevê a retenção e interceptação de dados. Parece que uma longa guerra nos tribunais está por vir.

Solução

A Apple lançou um site para desvincular o número em iPhones.

Pelo Deregister iMessage, os usuários podem solicitar que as mensagens não fiquem presas no iMessage. Para isso, basta colocar o número do telefone e fazer a solicitação. Um código de desativação será enviado ao novo aparelho.

Mesmo com a ferramenta usuários ainda estão enfrentando problemas com mensagens retidas no iMessage. Uma solução definitiva já foi anunciada pela Apple, mas ainda sem data definida.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…