Cibersegurança

Ataque de hackers dobra em 30 dias

Usuários brasileiros de telefone Android foram atacados mais de 10 milhões de vezes nos últimos 30 dias. Isso dá mais de 330 mil ameaças por dia, 13 mil a cada hora, 230 por minuto. Olhe para o seu relógio agora. A cada segundo que passa, cerca de 4 novos ataques ocorrem. Por isso, antes de continuar a leitura, clique no botão para instalar o dfndr security, aplicativo de segurança gratuito, e eliminar vírus:


Esses 10 milhões de ataques foram bloqueados pelo dfndr security no mês de agosto. Dos principais malwares detectados pelo app, destacam-se os Trojans, com mais de 5 milhões de detecções bloqueadas. Outro ataque comum que bloqueado foi o de vírus que cadastram usuários em serviços pagos de SMS. Se você recebe muito SMS indesejado, você pode estar com vírus. Clique para instalar o app e limpar:


O levantamento do aplicativo dfndr security aponta que os ataques cresceram 150%, e os estados mais cobiçados pelos cibercriminosos são SP e RJ com mais de 2,7 milhões e 1,2 milhão de ataques respectivamente.

Aumentou também o número de ataques a portais durante o mês em que o país sediou as Olímpiadas, maior evento esportivo do mundo. Foi o que aconteceu com o brasil2016.gov.br, site oficial do governo federal sobre os jogos, administrado pelo Ministério do Esporte, que ficou fora do ar por alguns minutos devido aos ciberataques.

O domínio rj.gov.br também recebeu ataque intenso de hackers, de acordo com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro.

Quem assume o ataque é o grupo Anonymous que intitulou a operação contra os jogos Rio 2016 de “OlympicHacking”, liberando um vídeo em seu canal no Youtube explicando os motivos das manifestações, além da publicação na página oficial do grupo.


Marco DeMello, CEO da PSafe, desenvolvedora do aplicativo dfndr security, destaca: “hackers tendem a aproveitar grandes eventos para intensificar as tentativas de golpes virtuais nos locais que os recebem. E foi o que aconteceu com no Brasil no último mês”.

“Por sermos o centro da atenção no mundo durante duas semanas de jogos, os números de ameaças cibernéticas bloqueadas aumentaram mais de 100% em relação à média dos meses anteriores. No período, identificamos os trojans e adwares como as principais ferramentas para enganar o usuário de smartphones, possibilitando o roubo de dados pessoais e financeiros”, completa DeMello.

Confira o gráfico elaborado pelo time de segurança do dfndr security:

Posts Recentes

Como preparar o Find Hub antes de perder o celular

Perder o celular costuma transformar uma tarefa simples em uma corrida contra o tempo. O…

RatHat no Android: como IA e permissões entram no ataque

O malware RatHat no Android chamou atenção porque usa inteligência artificial durante o ataque. A…

Siri AI em português: quando chega e quais aparelhos são compatíveis

A Siri AI em português começa a chegar em versão beta em outubro de 2026,…

O que não compartilhar com ChatGPT, Gemini e outras IAs

Você pode pedir a uma inteligência artificial que resuma um contrato, revise um texto ou…

Como ver quais apps usam câmera, microfone e localização

Você abre um aplicativo para pedir comida, outro para editar uma foto e mais um…

Como deixar o celular mais fácil e seguro para pais e avós

Para quem usa o celular todos os dias, aumentar o volume, encontrar um aplicativo ou…