Categorias: Ciberataques

ATENÇÃO: Novo golpe invade contas de banco e rouba dinheiro

Mais um golpe envolvendo hackers foi descoberto esta semana. Desta vez utilizando dados bancários passados pelos usuários através de mensagens de texto contendo softwares maliciosos. A quadrilha já roubou mais de R$ 7,5 milhões, diz a Polícia Federal (PF). Segundo a PF, o grupo de hackers enviava mensagens de texto (SMS) solicitando aos usuários que clicassem em falsos links e preenchessem um cadastro.

Neste caso, como reconhecer quando é ou não um golpe? A dica do time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Braisl, para não cair neste e em tantos outros golpes é contar com uma ferramenta de Antiphishing ativa no celular, que detecta quando há um site ou link malicioso.

Leia mais: Emprego na Coca-Cola é tema de novo golpe de hackers

A ferramenta Navegação Segura (Antiphishing) do DFNDR, por exemplo, bloqueia diariamente 700 mil páginas criadas por bandidos, mas eles estão sempre atrás de novas oportunidades e brechas, não é mesmo?

Para não virar estatística, a recomendação dos especialistas é sempre rodar uma verificação de vírus quando achar um link “estranho”. Além disso, vale a pena entrar em contato com o banco através do número oficial e não aquele que enviou o SMS.

Como funciona?

Além de roubar as informações pessoais através do cadastro falso que o usuário preencheu, a quadrilha contava ainda com integrantes dentro das empresas de telefonia.

Com isso, os hackers conseguiam invadir as linhas de telefone dos usuários que tiveram as informações pessoais roubadas. Quando o banco tentava ligar para confirmar alguma movimentação suspeita, quem atendia era um membro da quadrilha.

Em menos de um ano, o ressarcimento aos clientes já custou aos bancos R$ 7,5 milhões. O delegado que investiga o caso, Madson Henrique Tenório, acredita que este valor irá aumentar consideravelmente até o final da investigação.

Roubo
Nas últimas semanas, tem crescido o número de páginas falsas feitas especialmente para dispositivos móveis, que estão sendo disseminadas via SMS. Os bancos mais visados são Banco do Brasil, Itaú, Santander e Banco de Brasília. Somente em uma semana a Psafe mapeou pelo menos dez novos ataques. Somente um deles teve pouco mais de 500 acessos.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás