Em um futuro próximo estarão disponíveis no mercado smartphones com baterias de durabilidade bem maior. O pesquisador da Microsoft, Ranveer Chandra, revelou que a empresa está desenvolvendo diversos projetos para criar um smartphone que seja capaz de ficar ligado em uso intenso por até sete dias sem necessidade de recarga.
Atualmente, a Microsoft trabalha em dois métodos para aumentar a capacidade das suas baterias. Em um deles, a intenção é colocar duas baterias de íon-lítio menores dentro de um smartphone, ao invés de apenas uma maior. Uma delas seria otimizada para quando o celular exigir mais energia e a outra para quando o aparelho estiver em modo stand-by ou realizando tarefas mais simples.
O outro método, chamado de E-Lupa, ainda está em fase de experimentos. Através dele, seria possível identificar os aplicativos que consomem mais energia da bateria, mesmo quando os usuários não o estão utilizando ativamente. Desta forma, a tecnologia poderia parar ou desacelerar a atividade em segundo plano.
A equipe de pesquisadores da Microsoft está concentrando esforços e já conseguiram protótipos que melhoraram a autonomia da bateria entre 20% e 50%. Há muitos outros métodos sendo testados, inclusive pela concorrência, que irão entrar no mercado muito em breve.
Deixar a bateria muito tempo exposta ao calor pode fazer com que, ao final de um ano, ela apresente um déficit de 40%.
Utilizar a bateria do celular até ela ficar totalmente descarregada e, em seguida, dar uma carga completa. Isso faz com que o aparelho segure mais energia. O recomendado é realizar o procedimento ao menos uma vez ao mês.
Acionar a função de poupança de energia faz com que o celular ajuste o brilho da tela conforme o necessário e, assim, economize bateria e prolongue sua vida útil.
Conexões como 3G, Wi-Fi e Bluetooth consomem muita bateria. Se não estiver utilizando-as, é melhor desativá-las para prolongar sua energia. Aplicativos que não são usados também podem ser excluídos para poupar a bateria.
Os carregadores oferecidos pelos fabricantes de celulares possuem um filtro que impede a passagem de corrente elétrica quando a bateria está completa. Contudo, essa proteção pode falhar e a bateria pode aquecer demais e reduzir a vida útil do aparelho.
A recomendação é de que os usuários utilizem somente o carregador recomendado pelo fabricante. O uso de outros carregadores pode causar danos à bateria, aumentando o risco de explosão ou mesmo reduzindo a vida útil do produto.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…