Categorias: Mercado

Brecha faz com que Android entre em looping de reinicialização

Seu smartphone Android só fica reinicializando? Uma vulnerabilidade recém-descoberta pode ser o motivo. Saiba o que é AndroidManifest.xml e como ele pode estar impossibilitando o uso do seu aparelho.

Veja também 5 formas de acelerar seu celular Android.

O que é?

Se você desenvolve aplicativos para Android já deve estar familiarizado. O AndroidManifest.xml é parte essencial e está presente em qualquer projeto de app. Ele é responsável por conter informações chave que fazem a integração entre a parte lógica e o hardware do aparelho, como a quantidade de memória necessária para o seu bom funcionamento até quais versões específicas do Android ele rodará. O arquivo que contém a série de códigos fica hospedado da pasta raiz de qualquer aplicativo ou APK.

Vulnerabilidade

Pesquisadores conseguiram explorar uma brecha para fazer com que o aplicativo exija mais recurso do que o necessário. O desenvolver pode designar no AndroidManifest.xml que o app consuma 100 vezes mais memória do que realmente precisa, por exemplo, com isso o sistema entra em colapso e por prevenção reinicia automaticamente. 

O AndroidManifest.xml também é usado para determinar a criação de ícones ou fazer com que o aplicativo inicialize junto com o sistema. Com isso, um desenvolvedor mal intencionado pode sobrecarregar o Android ao fazer com que ele crie milhares de ícones e arranques.  Testes realizados provaram que se a atividade no sistema passar de 100 mil, o smartphone entrar em looping de reinicialização.

O especialista em desenvolvimento de aplicativos da Visagio, Victor Campos, revela que essa brecha já era conhecida pelos desenvolvedores.

"A vulnerabilidade encontrada nada mais é do que configurar o AndroidManifest.xml para pedir muita informação para o seu celular, o que faz ele sobrecarregar. Isso em si já era conhecido e até certo ponto combatido pelo Google. Eles só se esforçaram para explorar ao máximo essa liberdade que o Google dá para o desenvolvedor", conta Victor, que lançou recentemente o aplicativo Agenda Dividendos, voltado para o mercado financeiro.

Como se proteger

A principal forma para evitar que o seu smartphone seja afetado por essa brecha no AndroidManifest.xml é não fazer downloads de aplicativos de fora da Google Play.

A única maneira de corrigir o problema – quando ele entra em looping de reinicialização – é habilitar o Debug Bridge, ferramenta que permite emular o smartphone no computador. No entanto, é recomendável procurar um técnico especializado para que faça as alterações.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…