Como você se sentiria se descobrisse um outdoor instalado próximo à sua casa expondo um comentário seu na internet? Pior: um comentário racista. Você acha que seria capaz de refletir sobre os seus atos?
Pois essa é a intenção da campanha Racismo Virtual, Consequências Reais, da Criola, uma organização que atua na defesa e na promoção de direitos das mulheres negras.
A ideia da campanha nasceu do triste episódio com a apresentadora Maria Júlia Coutinho, a Maju, da Rede Globo, que foi alvo de comentários preconceituosos na página do Jornal Nacional no Facebook justo no 3 de julho, o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
Diante da repercussão do caso, a Criola se uniu a empresas de mobiliário urbano para tornar os comentários públicos de maneira que eles se transformassem em um convite à reflexão.
Para isso, selecionaram os comentários, identificaram os locais de onde eles foram postados por geolocalização e instalaram outdoors que seriam visualizados naquela região. Naturalmente, as fotos de perfil e os nomes dos autores foram borrados, mas a identificação e a reflexão são inevitáveis.
Não é lindo quando iniciativas assim dão a resposta certa aos intolerantes e preconceituosos?
Conheça melhor a campanha no site da Criola e assista ao vídeo que mostra a opinião das pessoas impactadas pelos outdoors:
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…