Categorias: Mercado

Como certificar a qualidade de um aplicativo

Quando você baixa um novo APP na Google Play, não imagina o batalhão de pessoas que trabalha por trás da tela do seu smartphone para garantir o sucesso e a boa usabilidade do produto. Depois do time de Idealizadores e Desenvolvedores, entra em campo a equipe de QA, que realiza testes no aplicativo com objetivo de avaliar a experiência que o produto oferece ao usuário final e é responsável por mapear e validar correções, melhorias e alterações dos softwares, garantindo que funcionem com qualidade. Como forma de aperfeiçoar o ciclo de desenvolvimento e agilizar as entregas, muitas empresas envolvem os times de QA já na concepção dos produtos.

O que é QA

QA (quality assurance ou garantia da qualidade) é a equipe responsável por estudar de forma ininterrupta e avaliar a performance de um aplicativo ou software com a finalidade de garantir que os padrões de qualidade estabelecidos para o produto estão sendo cumpridos.

Este é o time responsável por aumentar as chances de sucesso dos produtos e serviços digitais ou em miúdos é quem atesta se o APP é bom e funciona da forma como deveria. São também os responsáveis por identificar e sinalizar as correções de erros e falhas de produção, que serão retrabalhados pelo time de desenvolvedores.

O que é teste de Script

É o teste feito para mostrar se o APP ou software funciona como esperado.

Estes testes podem ser manuais, com a equipe executando comandos específicos, ou automatizados, utilizando ferramentas de testes ou linguagem de programação específica.

Os testes automatizados têm uma série de vantagens sobre os manuais, já que podem ser executados de forma contínua e rápida, sem necessidade de intervenção humana. O problema de automatizar a verificação é que ela é passível de quebra durante o processo ou caso o teste seja mal escrito, pode causar desvio no resultado.

O que é teste exploratório

Agora que você conhece um pouco do trabalho de QA, entenda o que são os testes exploratórios (TE), parte principal do trabalho desta equipe.

Eles são necessários para encontrar falhas e defeitos não identificados no teste de script e entram em cena quando temos pela frente APPs e softwares de grande penetração ou serviços que já passaram por seu período de maturação.

Eles são normalmente empregados para validar atualizações de funções e recursos e como forma de monitoramento constante de aplicativos e serviços que já estão disponíveis no mercado.

Entretanto, no dia a dia das empresas de tecnologia, este não é o único uso do teste exploratório. Veja outras aplicações para os testes exploratórios:

Descobrir fraquezas do software

Além de atestar a qualidade do programa, indicando quais são os componentes mais estáveis x instáveis, o teste aponta fraquezas e os riscos associados a elas.

Conhecer melhor o software

Seja com objetivo de lançar novas funções, seja com intuito de integrar o software com outros serviços, os testes permitem descobrir instabilidades de funcionamento e performance ainda nas fases iniciais de implementação.

Conseguir maior variabilidade

Variar cenários e replanejar em tempo real, este é outro benefício de lançar mão do recurso avançado de testes, diferentemente do teste de script, que irá confirmar apenas se o software trabalha como deveria ou como é esperado inicialmente.

Validar ciclos curtos de desenvolvimento

Implementação de demandas emergenciais, com necessidade de pronta resolução sem comprometimento da qualidade do produto, é feita por meio de teste exploratório, onde é possível partir de um ponto atual ao desejado em pouco tempo, sem necessidade de escrever testes detalhados.

Mapear módulos e funcionalidades dos softwares

Mudanças constantes de requisitos e funções exigem estudo de possibilidades de ataque para transformação das funcionalidades e manutenção da performance do software.

Mapear defeitos

Após milhares de testes é possível localizar defeitos no software. Para entender o que leva a reprodução do mesmo, pode-se usar o teste exploratório para certificar se o defeito é reproduzível a partir de outra tela ou módulo do sistema ou se está restrito a apenas uma parte dele.

Transferir conhecimento

Preparar as equipes para trabalhar com testes exploratórios ao realiza-los em par. Assim, são passadas técnicas de extração de cenários para profissionais iniciantes que passam a ter mais domínio da ferramenta para verificações posteriores de qualidade.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás