Categorias: Cibersegurança

Como escolher o melhor antivírus

Se você é ligado em tecnologia, deve saber que com segurança não se brinca. A cada dia, novas ameaças surgem para roubar seus dados e danificar seus dispositivos. Por isso, um antivírus eficiente é fundamental! Mas, afinal, você sabe como escolher um bom software de proteção? Leia algumas dicas de cuidados supernecessários na hora de eleger o seu defensor virtual!

Só para começar, apesar de muita gente pensar o contrário, o antivírus pago não é necessariamente melhor. Por gastar dinheiro com um software, muitos usuários pensam que estão tendo o melhor serviço para seu perfil, mas nem sempre é assim. Muitas vezes um antivírus gratuito pode oferecer a proteção total e completa que um usuário regular necessita. Então cheque as opções disponíveis e não se guie pelo dinheiro, já que existem serviços de qualidade e gratuitos!

Em seguida, é recomendável que você confira a credibilidade de um produto através da AV-Test, organização independente que monitora a eficiência dos softwares na proteção dos dispositivos. Com testes frequentes utilizando ameaças reais, a AV-Test gera um número de eficiência para segurança, performance e usabilidade do software. Esses dois últimos itens devem servir para auxiliar na decisão, mas a segurança é fundamental. Portanto, nunca se contente com um antivírus que não ofereça 100% de proteção!

Após ter alguns nomes em vista, agora é hora de você pesquisar sobre as empresas. Procure reviews em blogs de confiança, notícias sobre sua credibilidade e forma de atuação e opinião de outros usuários sobre o produto. Ler os termos de responsabilidade e privacidade pode ser cansativo e pouco comum, mas deixa você totalmente informado sobre o rumo dos dados que a empresa coleta de você.

Passados todos os passos do processo, é hora de baixar e testar. É recomendável que você execute uma varredura completa após a instalação do antivírus e programe inspeções regulares para manter seu computador e smartphone seguros. Só porque um serviço é o melhor hoje, não quer dizer que ele sempre será o mais eficiente para a sua segurança. Portanto, fique de olho!

Leve em consideração a usabilidade e as ferramentas adicionais que o antivírus pode oferecer. Por exemplo, o PSafe Total Android: além de ser seguro e manter seu Android 100% protegido, ele ainda vem com funções de Cofre (para manter a privacidade do que você desejar), Antifurto (para proteger os seus dados em caso de roubo) e Limpeza (responsável por liberar o máximo de espaço possível no dispositivo). E se você procura proteção para o seu PC, o PSafe Total Windows oferece segurança e também a otimização do desempenho e limpeza de arquivos desnecessários.

Então, qual aspecto você leva mais em conta na hora de escolher um antivírus? Compartilhe com a gente nos comentários!

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…