Categorias: Cibersegurança

Veja como fazer backup no celular com segurança

O roubo e furto de celulares vem crescendo significativamente no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP)¹, só no estado do Rio Janeiro, por exemplo, o aumento desse tipo de crime foi de 24,7% entre os anos de 2016 e 2017.

Ter o celular roubado pode resultar na perda dos contatos, conversas, fotos, vídeos e outras coisas importantes, caso você não consiga recuperar o aparelho. É aí que entra a importância do backup – cópia de segurança do celular.

Para Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório especializado no combate ao cibercrime, fazer backup do celular é uma das medidas mais importantes para manter seus dados seguros.

Leia também: Vírus no Android: 6 coisas que você precisa saber agora

“A maioria dos fabricantes permite que o usuário faça cópias de segurança completas que incluem não só os contatos, arquivos e mídias, mas também os aplicativos. Um bom exemplo sobre como fazer backup no celular pode influenciar na segurança das pessoas é que, por meio dele, é possível saber exatamente quais apps estavam instalados no aparelho. Dessa forma, fica mais fácil identificar quais contas precisam ter as senhas alteradas imediatamente. Além disso, o usuário também consegue recuperar tudo o que tinha no telefone roubado e transferir para um novo”, explica Simoni.

Confira abaixo como fazer backup no celular com segurança, seguindo a orientação do Diretor do dfndr lab de salvar tudo na nuvem usando um endereço de e-mail.

Como fazer backup no celular – Android

Para usuários Android, a forma de fazer backup pode variar entre as marcas e modelos. O principal é identificar a aba ou opção Contas e buscar pelo item de backup. Veja abaixo os passo a passos mais comuns:

Passo a passo 1:

Acesse as Configurações do aparelho, selecione Fazer backup e redefinir e ative a opção Backup dos dados.

Você receberá uma notificação informando que é preciso adicionar uma conta para realizar o backup. Aí é só tocar nela, adicionar uma conta e pronto!

Passo a passo 2:

Acesse os Ajustes do aparelho, selecione a opção Nuvem e contas > Fazer backup e restaurar > Fazer backup de meus dados.

Feito isso, ative a opção Backup automático, selecione quais são os dados que você deseja fazer uma cópia de segurança e por fim, toque em Faça o backup agora.

Como fazer backup no celular – iOS

Acesse as Configurações do aparelho e selecione o campo onde aparece o seu nome, geralmente é a primeira opção. 

Em seguida, selecione iCloud e escolha todos os apps que você gostaria de incluir no backup. Feito isso, toque em Backup do iCloud > Fazer backup agora.

Em caso de perda ou roubo do celular e se o backup estiver em dia, Simoni recomenda que você restaure as configurações de fábrica do aparelho. Para isso, é necessário ter um aplicativo de segurança com ferramenta de Antifurto ativada, como o dfndr security.

Ele permite apagar todos os seus dados remotamente e bloquear o acesso do invasor a seus apps e arquivos. Clique aqui para instalar gratuitamente no seu celular Android.


¹ https://www.ispdados.rj.gov.br/SiteIsp/ResumoDez2017.pdf

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…