Será que é hora de atualizar? Cinco dicas para fazer um upgrade no PC

Você monta aquela máquina maravilhosa para games, edição de vídeos e tantas outras opções, dias, meses e anos se passam e a máquina agora não atende as necessidades […]

Você monta aquela máquina maravilhosa para games, edição de vídeos e tantas outras opções, dias, meses e anos se passam e a máquina agora não atende as necessidades como te atendiam antes, e agora? Mudar de máquina? Uma limpa nos arquivos? Formatar ou fazer um upgrade?

Abaixo você encontra repostas para todas as questões listadas:

Devo realmente optar pelo upgrade da máquina?

Muita gente já recorre de cara ao upgrade do computador, mas deve-se pensar se ele é mesmo necessário para sua situação. Primeiro item é averiguar se o seu computador está com todas as peças em ordem, se nada estiver quebrado, reflita sobre o que pode estar te incomodando na máquina. É a lentidão do seu PC?

Não é sempre que a lentidão de um computador está direcionada somente ao hardware, existem formas eficazes para acelerar o seu pc. Outra dica que pode te fazer economizar muito tempo e dinheiro é avaliar a máquina com programas como o Psafe Total. Fazer uma varredura para encontrar arquivos inúteis, erros de registro e etc pode te dar uma orientação mais avançada sobre o que realmente está atrapalhando seu computador.

Mesmo que você chegue à conclusão de que um update é a única saída para solucionar seus problemas, ter conhecimento do que pode ser melhorado por meio de um suíte como o Psafe Total é fundamental e vai te ajudar a rabiscar a nova configuração da máquina.

O que devo atualizar?

Se você pretende rodar softwares mais robustos, certamente, memória e placa de vídeo devem estar nos seus planos. Se o objetivo é fazer o PC ficar mais rápido, então memória RAM e processador podem lhe atender de forma satisfatória.

Estude o seu caso, participe de fóruns e entenda quais peças vão lhe trazer retorno dentro das suas expectativas, sem contar as marcas e modelos que você deve optar dentro do seu orçamento.

Será que atualizar esse componente pode causar um conflito? 

Outro ponto a se pensar é na compatibilidade entre as suas peças atuais e as que você deseja adicionar. Por exemplo, o upgrade de uma placa de vídeo de 1 GB por uma mais potente pode exigir a troca da placa-mãe. Quando a troca de determinadas peças exigem a troca de outros componentes, você deve começar a se questionar se a compra de um PC completamente novo é a melhor opção. Uma vez que essa alternância significativa entre peças novas e antigas pode influenciar muito no desempenho do seu computador.

Que idade tem o seu hardware?

Se o seu computador está demonstrando sinais amplos da idade, tente optar por hardwares cada vez mais novos. Compare e pesquise muito. Talvez aqueles R$ 100 a mais que você não deseja aplicar em determinada placa, pode garantir uma vida longa maior do que o componente que está nos seus planos e orçamento.

Lembre-se que a tecnologia caminha a passos largos, e manter o seu computador o mais novo possível pode ser a chave para ter uma máquina capaz de atendê-lo por anos e anos.

Pesquise, pesquise e estude:

Sempre bom ressaltar que o upgrade de um computador é uma decisão que deve ser muito bem estudada, e nunca, tratada como uma medida emergencial.  Perceba que durante esse passo a passo resumido destacamos fatores como hardware e preço que será investido no tão desejado upgrade. Então, mãos a obra e boa sorte!


Tags: