Categorias: Cibersegurança

Como manter o roteador seguro?

O roteador é o principal equipamento de uma rede e é também, em muitos casos, o único dispositivo entre o computador e a internet. Um roteador mal configurado pode facilitar a invasão e o roubo de dados por hackers mal intencionados. Por isso, é sempre bom reforçar a segurança do aparelho. Confira algumas dicas.

Mude a senha de administrador – para entrar nas configurações do roteador, basta digitar o gateway padrão (geralmente 192.168.0.1) no browser e colocar um login e uma senha. E é justamente aí que mora o perigo. Geralmente, o login e a senha vêm padrão de fábrica (como admin, 123) e torna mais fácil a mudança de configurações da rede por parte de terceiros. Por isso, escolha senhas fortes com letras, números e caracteres especiais para entrar nas configurações do seu roteador. Também se lembre de fazer o logoff sempre que concluir as modificações no administrador do roteador.

Desative o WPS – o método automatizado de conexão entre o dispositivo e o roteador torna o aparelho mais vulnerável, já que para se conectar não precisa adicionar senha. Por outro lado, dê prioridade ao protocolo de criptografia WPA2 e sempre utilize senhas fortes.

Atualize – brechas de segurança podem ser encontradas em qualquer roteador. Por isso, fique atento ao site do fabricante do seu aparelho para saber se não tem atualizações de firmware.  Se tiver, faça o upgrade.

Acesso remoto – evite utilizar o acesso remoto ao computador por programas de VPN fazendo uso de uma rede Wi-Fi pública. Por segurança, sempre que estiver em um hotspot não digite dados bancários. Alguns roteadores também permitem o bloqueio.

IPV6 – Desabilite a função de IPV6 do seu roteador. Se você realmente precisar utilizá-lo, certifique-se de ter um roteador certificado.

Endereço MAC – A maioria dos roteadores permite configurar para que apenas aparelhos conhecidos se conectem a rede. Essa configuração utiliza o Endereço MAC, único em cada dispositivo. No entanto, pode ser chato toda vez que receber um amigo ter que adicionar o endereço MAC do gadget no administrador do roteador.

DHCP – Você também pode definir quantos aparelhos podem se conectar à sua rede. Em média, cada roteador pode permitir uma quantidade de gadgets conectados simultaneamente. Você pode configurar, por exemplo, que apenas cinco dispositivos utilizem o roteador, limitando o número de IPs disponíveis. Essa configuração está no DHCP do roteador.

Posts Recentes

Mais de 180 milhões de e-mails e senhas foram vazados – Saiba se você pode ter sido afetado

Recentemente, a reportagem da CNN Brasil destacou que mais de 180 milhões de endereços de…

Deepfakes: A nova arma dos golpistas digitais

A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…