Categorias: Mercado

Como os objetos inteligentes funcionam

Você lembra dos filmes sobre o futuro com a cafeteira que liga assim que você acorda e a cama se arruma sozinha? Isso não será mais um sonho.

Algumas dessas ações futurísticas já estão virando realidade. Tudo isso se deve aos WSN (Wireless Sensor Network) e à IoT (Internet of Things).

O que é WSN

Eles são sensores implantados em objetos do dia-a-dia para captar informações sobre você e seu dia-a-dia, como umidade, temperatura, respiração, frequência cardíaca, movimento e outros. Com esses sensores e microcomputadores o objeto para a integrar o grupo da Internet das Coisas (IoT), tornando-se objetos inteligentes.

Como funciona

Os sensores se conectam a um microcomputador e ao wifi do local, além de se comunicarem com outros objetos inteligentes. É a internet das coisas em ação. Os WSN em si só capturam as informações a serem analisadas e colocadas em prática pelos apps.

Todas as informações são gravadas e analisadas. Em seguida o app gera um relatório e determina como os aparelhos inteligentes da casa devem funcionar para ajudar o usuário.

Por exemplo, já existe a SleepIQ Kids, uma cama infantil que monitora o sono da criança e alerta o smartphone dos pais se houver muito movimento ou se ela sair da cama. Também conta com um sensor de movimento que acende uma luz embaixo da cama, assim ele terá a certeza de que não há bicho papão.

A iluminação fica acesa até os sensores indicarem que o pequeno pegou no sono. Os WSN capturam a respiração, os batimentos cardíacos, movimentos e mais, permitindo que os pais acompanhem tudo pelo app.

Também existe a Luna, colcha inteligente que aprende, através das suas noites de sono, como melhorá-lo. Ela permite que você acesse via app no celular relatórios sobre o seu sono ou programe a temperatura que deseja e o horário.

Ela também pode ter temperaturas diferentes para cada lado da cama. Além de escolher o melhor momento para te despertar, de acordo com a profundidade do seu sono no espaço de 30min antes do seu horário limite para acordar.

Como se não fosse suficiente, ela também se comunica com os outros objetos inteligentes, como a tranca da casa ou a cafeteira. Bom neh? E toda essa informação é criptografada.

E você, está esperando o que para entrar na onda da Internet das Coisas?

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…