Pelo seu tamanho, funcionalidades e praticidade, os tablets servem para quase tudo no seu dia-a-dia. Eles ajudam as pessoas a executarem tarefas simples e complexas de acordo com as demandas e rotina de cada um. Mas será que elas atendem mesmo a todas as pessoas? O legal é que algumas dessas funções têm se desenvolvido e já auxiliam deficientes visuais, por exemplo, a utilizarem os tablets para ficarem conectados no mundo virtual.
Mas como é possível entender o que está na tela sem conseguir enxergar? Uma das tecnologias mais utilizadas em apps voltados para deficientes visuais é a de identificação de display por voz. Aplicativos como o CPqD Alcance são bastante úteis para funções como essas. O usuário desliza o dedo pela tela e o programa vai informando em áudio qual opção do aparelho ele está segurando. E o melhor? Totalmente em português brasileiro.
Além disso, outra questão bastante pesquisada é a forma de comunicação. Existem diversas ferramentas para permitir que o deficiente visual escreva no seu tablet. O clássico comando de ditar as palavras para que o dispositivo escreva sozinho ainda é o mais utilizado, mas algumas formas alternativas foram criadas para realizar essa tarefa. É o exemplo do “Touchscreen Braille Writer” desenvolvido pela universidade americana de Stanford. Ele permite que os usuários escrevam em braille a partir da tela do próprio tablet, utilizando apenas 8 comandos simples. Dependendo de onde o usuário toca, ele faz diferentes combinações de palavras em braille.
Outros apps bem úteis são aqueles que simplificam tarefas cotidianas. O LookTel Money Reader, por exemplo, identifica cédulas de dinheiro com a câmera do seu aparelho e informa qual é a moeda é o seu valor. Além dele, o Bus Alert informa detalhes sobre linhas de ônibus e distância até o ponto mais próximo. Ele é gratuito e em português, entretanto seus recursos ainda são limitados para apenas algumas cidades.
Sem ser exatamente um aplicativo, o site GARI (Global Accessibility Reporting Initiative) também traz ótimas sugestões de aplicativos e aparelhos para pessoas com deficiência, permitindo a escolha do tipo de situação especial e a preferência por marca e sistema operacional.
Conhece alguma outra função bacana nesse sentido? Ficou interessado por alguma maneira inovadora de interação? Deixe sua opinião nos comentários!
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…