Como proteger o seu computador de e-mails perigosos

Prestar atenção na segurança digital é cada vez mais necessário. Basta um e-mail perigoso para arruinar seu computador, sua vida financeira, sua identidade e seus relacionamentos em redes […]

Prestar atenção na segurança digital é cada vez mais necessário. Basta um e-mail perigoso para arruinar seu computador, sua vida financeira, sua identidade e seus relacionamentos em redes sociais como Facebook e Instagram. É importante para qualquer pessoa com e-mail se proteger dos incontáveis golpes, spammers e criminosos que desejam roubar suas informações pessoais.

Aqui estão sete dicas para ajudar a proteger o computador de e-mails perigosos:

Não tenha pressa: Na sociedade de hoje, todos estão com pressa. Temos telefones celulares, dispositivos digitais e computadores que nos mantêm em constante contato com nossos trabalhos, famílias, e com o resto do mundo. Portanto, é compreensível que alguém abra seus e-mails com pressa para ver as informações que eles contêm. Mas essa pressa pode acarretar em grandes problemas, porque uma vez que abrimos e-mails perigosos, não há como voltar atrás. Então, não tenha pressa. Examine com cuidado sua caixa de entrada e desconfie dos e-mails.

Eu te conheço? Será que você abriria um pacote suspeito que foi entregue por um estranho? Não, certo? A regra se se aplica, também, aos e-mails. Nunca abra um e-mail de uma fonte desconhecida e suspeita. Desconfie de onde partem esses e-mails. Muitos spams e outros e-mails nocivos podem ter endereços parecidos com os que são usados por seus amigos, familiares e colegas do trabalho. Saiba exatamente de quem são os e-mails enviados para você. Caso contrário, apague-os.

Cuidado com Links e anexos: Muitos e-mails perigosos não se tornam perigosos até que você execute algum tipo de ação que permita o acesso aos seus dados. Este acesso geralmente vem na forma de links ou anexos. Ao clicar e abrir links e anexos de fontes nocivas. Executar uma ação dessas é permitir a entrada de vírus que podem destruir, roubar e manipular suas definições computador e informações valiosas.

Proteja-se: A melhor defesa contra e-mails perigosos é a instalação de um antivírus. Software de proteção e antivírus criam uma parede digital de segurança em torno de seu computador que identifica e bloqueia e-mails perigosos. Existem muitos tipos de pacotes de segurança disponíveis, mas os melhores serviços são aqueles que te protegem de spans, malwares, trojans e outras ameaças. O PSafe Suite para PC/Mac, por exemplo, oferece um pacote de antivírus e proteção completa que é simples de instalar, usar e atualizar.

Atualize-se: A tecnologia está sempre mudando. E as técnicas para invadir seu computador, também. Por isso, é de sua responsabilidade manter os softwares do seu computador, bem como, técnicas de proteção para o seu computador.

Avise os outros: Sempre haverá pessoas que não investem seu tempo ou não tem informação suficiente de como podem proteger seus computadores. Essas pessoas podem ajudar a disseminar vírus. Se por algum motivo o seu computador ficou infectado ou contaminado por um vírus ou malware prejudicial, é sua a responsabilidade avisar os outros. Muitas vezes, os computadores infectados irão enviar spam para todos os e-mails listados na seção de contatos.

Outra atitude que você pode tomar é avisar aos seus amigos que acabaram enviando alguma mensagem infectada para você. Em algumas situações, a pessoa que está espalhando a praga virtual nem teve conhecimento sobre isso. Alerte o seu amigo para que ele possa tomar as medidas cabíveis.

Clique em Sair: Há momentos em que você precisa recorrer a um computador público para verificar e-mails e  redes sociais. Tenha cuidado ao usar computadores públicos e lembre-se sempre de memorizar sua senha no navegador e de fazer logout na sua conta. 

Tags: