As prestadoras de serviços de internet ganharam um novo estímulo para melhorar. O Google começou a analisar a qualidade do streaming oferecido pelas provedoras de banda larga e empresas de conteúdo. Um dos objetivos é deixar claro que os principais culpados pelas lentas velocidades são as próprias companhias. Outros sites já faziam um serviço parecido (veja a lista abaixo), mas o Google vai fazer de uma forma um pouco diferente, direcionando os testes em vídeos.
O link para o site aparece quando vídeos mostram lento carregamento no YouTube. O serviço foi lançado sem muito barulho em maio, mas recentemente atraiu uma grande atenção.
Um dos recados do site diz que “há muitos fatores que influenciam a qualidade do streaming de vídeo, incluindo sua escolha do Provedor de Serviços de Internet (ISP, na sigla em inglês). Saiba como seu ISP performa e entenda suas opções".
A classificação acontece com base em quão rapidamente bilhões de horas de vídeos do YouTube assistidos todo mês são carregados em 30 dias. O resultado é divido por provedora e local para determinar a qualidade de desempenho que os espectadores obtêm em 90% do tempo.
O site serve especialmente clientes que querem ver o vídeo em alta definição. Ele mostra a melhor forma de fazê-lo, de acordo com a empresa, que afirma estar “apenas fornecendo informações, e não tentando dizer às pessoas para mudar seu comportamento ou fazer qualquer coisa diferente".
Os clientes podem comparar o desempenho de vários prestadores de serviços de internet em sua localidade através do site.
Speedtest.net – É um dos mais conceituados da rede. Ele mostra um mapa com vários servidores espalhados pelo mundo. O usuário só precisa selecionar um deles e o serviço simula o envio e o recebimento de um pacote de dados a partir do ponto de origem. No fim, um relatório completo é mostrado.
CNET Bandwidth Meter – Esse site faz testes online de velocidade de conexões discada (Dialup), Modem, LAN, ADSL e Cabo (Banda Larga), sem fio (Wireless) e satélite.
InternetFrog – Por meio de um gráfico, o site apresenta tanto a velocidade de download (recebimento) como de upload (envio).
RJNET – Velocímetro – Um dos melhores medidores nacionais. Os servidores localizados no Brasil mostram como está sua conexão, seja ela ADSL, Cabo, Banda Larga ou conexão discada.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…