Em 2014 saiu um relatório que indica que 13.1 milhões de pessoas foram vítimas de fraude de identidade online em 2013. Um milhão a mais que em 2013. Desses, o público que apareceu como mais suscetível a esse tipo de crime foram pessoas entre 35 e 44 anos. Em compensação, o total roubado, em cifra, diminuiu consideravelmente, tendo ações focadas em segurança e proteção, tanto das empresas quanto dos consumidores.
Https:// vs. Http:// – O “s” no endereço indica que as informações que circulam no site são criptografadas. Se o endereço não tiver o “s”, seus dados não estarão protegidos.
Ícone de cadeado – Um site seguro apresenta na barra de endereços um ícone de segurança, normalmente um cadeado ou um selo. Se não houver este símbolo, melhor não informar seus dados no site, pois pode ser fraude.
Utilize sites que você já conhece – Tenha certeza que digitou o endereço corretamente. Pessoas mal intencionadas podem imitar o site mudando somente uma letra no endereço, por exemplo. Em caso de dúvida, procure no Google.
Atualização do antivírus – Manter o antivírus sempre atualizado ajuda a manter seu dispositivo seguro, mas você também pode utilizar um browser que lhe proteja de vírus e outras ameaças, como o PSafe Internet.
Cuidado com e-mail – Uma empresa séria nunca pedirá seus dados por e-mail.
Compra rápida – Evite guardar seus dados do cartão de crédito para facilitar compras futuras. Por mais que o site seja seguro, algum hacker pode conseguir uma forma de utilizar essa opção para roubar informações.
Wifi público – Cuidado ao realizar compras quando conectado a wifi público. Por não saber como é feita a segurança, você pode ficar vulnerável.
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…