Categorias: Mercado

Comprei o meu Android: o que preciso saber?

Se você comprou ou trocou seu smartphone e tablet, provavelmente tem em suas mãos um aparelho com Android, sistema operacional da Google, presente em oito a cada dez novos celulares vendidos no planeta. Experiente ou navegador de primeira viagem, dicas para você descomplicar a sua vida com seu novo Android.

A atualização é automática

O sistema operacional Android será atualizado quando a Google quiser, não adianta você acessar o menu de Configurações e mandar verificar a Atualização do sistema. A disponibilidade de uma nova versão para instalação será apenas uma coincidência. Quando for necessário promover a mudança, você receberá um aviso de alerta. Ao contrário do seu computador, no universo dos smartphones e tablets, você não está no controle neste quesito.

APPs se fecham sozinhos

Quem está acostumado a abrir programas em computadores está familiarizado com a opção de fechar ou minimizar uma janela. Os APPs não têm este recurso, são minimizados automaticamente ao tocar o botão Home para abrir um novo APP na tela inicial ou no menu de APPs recentes (para acessar esta área dê duplo clique no botão Home). Caso queira forçar o fechamento de algum aplicativo, nesta tela deslize o dedo para o lado sobre o aplicativo. Uma dica para evitar o uso de memória e o gasto de bateria desnecessários é manter instalado no celular o PSafe Suite Android, que permite gerenciar o uso da banda larga e da carga do aparelho, em uma de suas funções.

É fácil compartilhar arquivos e links

Seja por qual canal for, compartilhar uma informação por meio dos recursos do seu smartphone ou tablet é muito simples. O botão Compartilhar está facilmente acessível por toque único sobre o objeto alvo, seja uma foto, arquivo ou link do navegador, que pode ser publicado no Facebook, enviado por e-mail a grupos de amigos, distribuído por APPs de chat ou arquivado na sua nuvem ou APP específico para leitura off-line posterior daquela página aberta no navegador.

Ambiente personalizável

A tela inicial Home pode ter a sua cara. Você pode escolher uma imagem de fundo estática ou de movimento. Para isso, pressione a imagem atual por alguns instantes até que se habilitem as funções de troca. Também pode reorganizar os APPs a fim de deixa-los melhor distribuídos, agrupá-los ou removê-los. Para isso, pressione sobre o APP por alguns instantes até que se habilitem, no canto superior da tela, as opções Remover e Criar Pasta. Daí, é só arrastá-los para o local desejado.

Os aplicativos pré-instalados pela fabricante não poderão ser excluídos, mas ocultados. É possível movê-los a pastas de gavetas, que alguns modelos Android também permitem personalização, e escondê-los para que não interfiram no uso cotidiano do seu smartphone ou tablet.

Google Play é sua loja oficial

Até que se sinta seguro e acumule experiência na vida móvel, baixar APPs somente pela Play Store pode te ajudar a manter sua segurança online.

O Flash está na UTI

Esta época da Internet está ficando para trás. APPs específicos podem rodar flash, como o Youtube, mas sites construídos com esta base não terão boa visualização no seu smartphone ou tablet.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…