O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de smartphones. Relatórios recentes apontam um crescimento alarmante de 196% nos ataques de roubo de dados em celulares, especialmente por meio de malwares bancários, que triplicaram em relação ao ano anterior. Só em 2024, foram registrados mais de 33 milhões de ataques a dispositivos móveis globalmente, com o Brasil figurando entre os países mais visados.
Como os ataques acontecem
Os criminosos digitais estão cada vez mais sofisticados e diversificam suas estratégias para enganar as vítimas. Entre as principais táticas estão:
Por que os celulares são tão visados?
A popularização do mobile banking, pagamentos digitais e autenticação remota transformou o smartphone em um alvo valioso para cibercriminosos. A fragmentação dos sistemas operacionais, o uso de redes Wi-Fi públicas e a instalação de apps de fontes não confiáveis ampliam as brechas de segurança. Empresas e usuários finais enfrentam riscos financeiros, prejuízos operacionais, danos à reputação e até multas regulatórias em caso de vazamento de dados.
Como se proteger dos golpes mais comuns
Especialistas em segurança recomendam uma série de boas práticas para reduzir os riscos:
A adoção dessas medidas é fundamental para proteger dados pessoais, financeiros e profissionais diante do aumento expressivo dos ataques direcionados a dispositivos móveis.
Quer se proteger ainda mais desses e de outros golpes?
Baixe o dfndr security e ative as funções de proteção em tempo real.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…