Com as transações comerciais, bancárias e interações sociais cada vez mais digitais, muitos sites pedem informação detalhada sobre você, e muitas pessoas apressadamente fornecem tudo que o site pede. Aqui estão algumas formas adequadas e seguras para não fornecer seus dados de forma perigosa.
Tenha certeza de que você sabe quem vai ter acesso a sua informação pessoal ou financeira. Não dê informação pessoal na Internet a menos que você tenha iniciado o contato ou saiba o que vai enfrentar. Se uma empresa que diz ter uma conta com você lhe envia um e-mail pedindo informação pessoal, não faça clique nos links da mensagem. Por isso, procure se informar a respeito da empresa que lhe encaminhou o e-mail, entre no site da mesma pesquisando-o em um site de buscas ou ligando para o número que é informado na mensagem.
Use senhas fortes nos seus cartões de banco e no e-commerce. Não utilize a mesma senha mais de uma vez. Reciclar senhas pode comprometer todas suas contas, porque se um hacker descobre uma senha de uma conta, ele pode invadir todas as demais.
Além disso, não informe suas senhas para outras pessoas, inclusive a seus mais confiáveis familiares e amigos. Quanto mais gente conhecer suas senhas, maiores as probabilidades de que essas senhas podem ser comprometidas.
Não publique muita informação sobre você nas redes sociais, ainda mais, se a sua senha envolve informações que fazem parte da senha, como nome dos filhos e etc. Uma pessoa mal-intencionada pode obter mais informação sobre sua vida, usar isso para responder a pergunta lembrete das suas contas e ter acesso as suas senhas. Você pode utilizar filtros presentes em redes sociais para limitar quem tem acesso as suas informações mais comprometedoras.
Antes de desfazer-se de um computador, jogue fora toda a informação pessoal armazenada e Utilize a limpeza do PSafe Total para deletar todos os dados de acesso do seu disco rígido.
No caso de celulares, retorne as configurações de fábrica, retire o cartão Sim e a memória do dispositivo móvel. Apague a agenda telefônica, listas de ligações feitas e recebidas, mensagens de voz, mensagens enviadas e recebidas, pastas com documentos e histórico de pesquisas.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de smartphones.…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…