Pesquisadores da New York University, nos Estados Unidos, publicaram um artigo científico em que anunciam ter descoberto uma técnica de infecção inovadora, capaz de danificar fisicamente os circuitos de aparelhos eletrônicos como smartphones.
Apelidado de “progeria digital” em referência à doença genética que provoca o envelhecimento prematuro de seres humanos, a descoberta já levanta suspeitas sobre as possibilidades de uso nos processos de obsolescência programada, em que as indústrias desenvolvem produtos menos resistentes de maneira propositada para que possam ser rapidamente substituídos.
Segundo os pesquisadores, a técnica consiste em forçar o uso dos circuitos do telefone até que eles se deteriorem o suficiente para prejudicar o desempenho do dispositivo ou até mesmo danificá-lo de maneira irreversível.
Apesar de o estudo dos cientistas da NYU servir de alerta, ainda não se tem notícia de casos em que um vírus como o da “progeria digital” tenha infectado algum aparelho.
Muitos acreditam que seja apenas uma questão de tempo até que a descoberta ultrapasse os limites dos laboratórios de teste e passe a representar riscos aos usuários. Até lá, algumas medidas simples, como o uso de um antivírus e cautela na hora de navegar e baixar arquivos da internet, podem ajudar a manter o seu dispositivo seguro.
Leia também: Os 10 Mandamentos da Segurança Digital Móvel
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…