Categorias: Mercado

Facebook lança botão “dislike” #SQN

Uma das formas que foram modificadas graças ao Facebook é como nos manifestamos em relação a algum conteúdo que nos agrade. Se for algo positivo, que nos traga algum tipo de satisfação, apenas apertamos o botão "curtir" para sinalizar que aprovamos. Agora se for algo negativo? Não existe um botão "não curti" para mostrarmos nossa insatisfação. Bret Taylor, ex-CTO do Facebook, explicou o motivo dessa opção nunca existir na maior rede social do mundo.

Taylor, que participou da criação do famoso like, explicou ao TechRadar que ao pensarem no botão os executivos estavam focando naquele usuário que gostou do conteúdo, mas não tinha palavras para descrever o sentimento. "As pessoas queriam reconhecer algo, mas não tinham nada a dizer", revelou Taylor, que agora trabalha para o aplicativo Quip.

Além disso, outras palavras foram pensadas para o botão. Imagina você dar um "Cool" na foto da sua namorada ou um "Wow" no comentário do seu amigo. Ainda bem que eles conseguiram reverter a tempo.

Um dos motivos para o Facebook não ter um botão de "dislike" está nas implicações negativas que isso poderia trazer para o usuário comum. Para Taylor, existiria muito mais cyberbullying do que tem hoje na rede social. “Tenho a sensação de que ele traria resultados sociais negativos. Se você não gosta de algo, provavelmente há o que dizer a respeito, então é melhor comentar", explicou.

Outra questão está relacionada à publicidade. Uma campanha, com investimento de milhões, poderia ir por água abaixo por ter mais interações negativas do que positivas.

O 'dislike' no YouTube

Outras redes sociais, como o YouTube, implementaram o dislike onde o usuário pode sinalizar que não gostou de determinado vídeo ou até mesmo comentário de outros usuários. De certa forma até que funciona bem, já que serve para o produtor do conteúdo, conforme a quantidade recebida, identificar que o vídeo que ele fez não agrada o público.

Outro ponto positivo está no ranking de comentários. Além do YouTube, alguns portais de notícia também utilizam o botão de "like" e "dislike" para dar destaque aos comentários que receberem mais ou menos interações positivas e negativas.

Uma das alternativas apontadas para a implementação do botão de "dislike" no Facebook é o próprio usuário escolher se quer ou não que o botão esteja disponível em seus posts e fotos. Mas parece que Zuckerberg, o chefão da rede social, não quer nem ouvir falar disso.

E você? Acha que o botão de "dislike" faz falta no Facebook? Ou quando não gosta de algum post você escreve sem economizar palavras para expressar o que pensa sobre a publicação?

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás