Categorias: Cibersegurança

CSS Injection – Falha já existe há dez anos

Pouco tempo depois de descobrimos o Heartbleed, outra vulnerabilidade foi encontrada no OpenSSL. E, apesar de já haver uma correção, a falha existe há pelo menos dez anos e é difícil determinar os danos que foram causados. Em junho a falha foi divulgada e a vulnerabilidade CCS Injection ainda apresenta perigo na rede e assusta! Cerca de 37% dos servidores dos sites mais populares estão em risco.

O monitoramento foi feito em 45 mil sites ranqueados pelo Alexa, que pesquisa, avalia e divulga os tráfegos de páginas na internet. São 17 mil sites vulneráveis. Do total, somente cinco mil foram considerados protegidos.

O bug permite que hackers que estão numa determinada rede capturem dados criptografados durante a troca de informações entre internauta e site. Neste momento, o hacker pode descriptografar os dados ao forçar servidores a usarem chaves de criptografias fracas.

Mas não é tão simples sequestrar as informações. Especialistas afirmam que é preciso que uma série de fatores aconteça para que a falha seja explorada. Os sites que não estão com seus sistemas atualizados, especialmente os de antivírus, são os mais expostos. Se o cliente também não estiver com seus softwares atualizados, essa chance aumenta ainda mais. Além disso, é preciso que o hacker esteja na mesma rede que a vítima. Um wi-fi público é a praça ideal para explorar o erro.

Por isso, é fundamental que você mantenha seu computador seguro, atualizando programas e instalando antivírus confiável. Evite também fazer transações ou compras em internet pública. Lembre-se que as falhas só são exploradas porque as vítimas dão brechas. 

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…