Categorias: Cibersegurança

Falha em dispositivos USB permite a propagação de malwares

Se você é acostumado a usar dispositivos USB, cuidado! Os pesquisadores Jakob Lell e Karsten Nohl anunciaram recentemente que uma falha de segurança chamada BadUSB pode espalhar mais facilmente diversos malwares em computadores.

A vulnerabilidade é imperceptível e não é detectada, segundo os pesquisadores. Por isso, qualquer usuário de USB que conectasse o dispositivo a um computador abria uma porta para o ataque acontecer. 

 

Ataque

O código que abre a falha nos aparelhos USB é inserido no firmware. O firmware é basicamente o conjunto de intruções de operação que ficam armazenadas no hardware. Assim, com a falha do código, a detecção da vulnerabilidade e a proteção contra o ataque é muito difícil sem que haja um completo redesenho do sistema. Entre os tipos de ataque que o usuário pode sofrer estão o controle total do teclado (com qualquer informação sendo inserida sem o consentimento do proprietário do computador), a ocultação de arquivos infectados com malwares e a desativação de ferramentas de segurança do próprio dispositivo USB.

Lell e Nohl encontraram a falha e detectaram o código, porém não o postaram para evitar que os ataques de fato aconteçam. Em entrevista ao site The Verge, os pesquisadores Brandon Wilson e Adam Caudill afirmaram que conseguiram fazer o processo de engenharia reversa do BadUSB. Ambos postaram o código no GitHub, site colaborativo que traz revisões de código, entre outros assuntos. Wilson e Caudill, porém, afirmaram que tomaram esta atitude para demonstrar que qualquer pessoa pode fazer o mesmo e que, por isso, a indústria deve estar preparada.

De qualquer forma, o fato é que o código da vulnerabilidade está exposto e pode ser utilizado por hackers para propagar os malwares. A proteção mais eficaz seria inserir uma camada de segurança nova no firmware, o que impediria a exploração da falha. Porém este processo levaria anos porque exige que todos os dispositivos USB existentes no mundo sejam atualizados e modificados. Ou seja, todos teremos que continuar vivendo com esta falha e a única forma real de evitar algum ataque do BadUSB é não usando dispositivos USB.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…