Alerta! Hackers usam WhatsApp para espalhar falsa vaga de emprego na Garoto

Armadilha que informa sobre suposta vaga de emprego na Garoto já atingiu mais de 145 mil pessoas até o momento!

Hackers atacam novamente. Dessa vez, os cibercriminosos estão usando o WhatsApp para espalhar falsa vaga de emprego na Garoto, com suposto salário de R$1.224,00, além de outros benefícios. Até o momento, o dfndr security, aplicativo gratuito de segurança, já realizou mais de 145 mil bloqueios ao golpe.

Veja como o golpe da vaga de emprego na Garoto funciona

A armadilha está sendo disseminada através de um link malicioso pelo WhatsApp. Ao tocá-lo, o usuário é direcionado a uma página falsa onde deverá fornecer os seguintes dados pessoais: nome, data de nascimento, e-mail, cidade, estado, escolaridade, vaga desejada e disponibilidade de horário.

Depois, a vítima é induzida a compartilhar o link malicioso com mais 10 amigos ou 5 grupos no WhatsApp para prosseguir na candidatura à vaga. E para parecer ainda mais real, na página do golpe há diversos comentários falsos de usuários que relatam ter conseguido marcar sua entrevista com a empresa.

“Os hackers se aproveitam da aproximação de datas festivas, feriados e até da atual situação do país, com altas taxas de desemprego, para lançar armadilhas como esta. E o WhatsApp é, ainda, o principal meio de disseminar golpes, devido o seu grande poder de viralizar”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital.

PREJUÍZOS

Ao fornecer suas informações pessoais no formulário da armadilha, a vítima tem seus dados roubados. Além disso, para prosseguir no falso processo seletivo, o usuário precisa dar uma permissão que, na verdade, é uma autorização para o hacker enviar futuras notificações com outros golpes.

Como se proteger

Simoni ressalta que é importante que o usuário sempre verifique as páginas e sites oficiais das marcas para saber se uma promoção ou processo seletivo é, de fato, verdadeiro. Para verificar se um link é seguro, você pode usar a ferramenta gratuita de Análise de Links do dfndr lab. Por fim, tenha um bom antivírus instalado no celular, como o dfndr security, que tem um sistema capaz de detectar se um link recebido no WhatsApp, SMS ou Facebook Messenger é malicioso e avisá-lo instantaneamente.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security