Categorias: Cibersegurança

Saiba o que é firmware e como ele pode ser infectado por vírus

O firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É ele que contém as informações de inicialização que permitem o correto funcionamento do aparelho. Quando, por exemplo, surge um padrão de mídia que seu gravador não conhece, é através da atualização do firmware que será possível fazê-lo trabalhar com a novidade.

Para ter uma ideia, o firmware é armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como ROM (Read Only Memory ou Apenas Leitura), EPROM (Erasable programmable read-only memor ou Memória Programável Deleitável Apenas Leitura) e PROM (Programmable read-only memory ou Apenas Leitura Programável) ou memória flash, no momento da fabricação do componente.

Em princípio, a programação de um firmware é não volátil (mantém o conteúdo mesmo com o desligamento da eletricidade) e inalterável. Porém, quando presente na forma de PROM ou EPROM, o firmware pode e deve ser atualizado em determinadas situações. Nesse caso, as informações estarão gravadas diretamente no chip de memória do hardware.

A frequência de atualização do pacote de instruções varia de acordo com o fabricante do produto, mas recomenda-se fazer esse upgrade se o computador apresentar problemas de incompatibilidade de hardware, no processamento de dados ou execução de arquivos.

Mas tenha cuidado antes de fazer a atualização. Da mesma forma que o upgrade poderá melhorar o acesso a novos recursos ou incrementar a estabilidade do dispositivo, o procedimento é delicado e pode causar danos enormes se sofrer interrupções ou for feito de maneira errada.

Cheque e confirme o quanto for necessário se você está mexendo com o firmware correto para seu dispositivo. Algumas empresas tornam isso fácil. A Apple, por exemplo, automatiza o processo para você, basta ligar o iPhone no PC.

A atualização de firmware funciona como uma reinicialização de seu dispositivo. Apesar de alguns utilitários de ‘flash’ darem a opção de salvar e restaurar suas configurações antes e depois, uma atualização típica de firmware reverte o dispositivo para seus parâmetros de fábrica.

Se você atualizar o firmware de um roteador, por exemplo, e fizer um procedimento errado, pode danificar o aparelho de forma definitiva.

 

Como os vírus se alojam

Os vírus também podem corromper o firmware de qualquer equipamento. Assim como a bios (mecanismo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina), o firmware corre o risco de ser afetado por malware pela escrita de dados.

Atualmente, é comum a atualização de firmware para que um equipamento melhore seu desempenho. Desse modo, um vírus pode ser “gravado” e executar suas funções.

Isso é possível porque as memórias ROM permitem a escrita de dados, diferentemente de sua função inicial. Um pen drive é considerado uma memória do tipo ROM, mas permite que dados sejam apagados ou reescritos a qualquer momento, facilitando a entrada e saída de qualquer arquivo. Assim, o firmware pode ser atacado por vírus e causar a disseminação dele para outros softwares.

Por isso é importante que o usuário mantenha um bom antivírus instalado e atualizado em seu dispositivo, pois vai dificultar a entrada de malwares. 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás