Todos nós sabemos o quanto nossas redes sociais podem falar sobre quem nós somos e o que fazemos. Mas você já parou para pensar que elas podem também dizer sobre como nos sentimos? De acordo com um estudo de pesquisadores das universidades de Harvard e Vermont, o Instagram pode ser uma importante ferramenta para diagnosticar pessoas com depressão.
Leia mais: Instagram para negócios chega ao Brasil
O estudo levou em conta o perfil de 116 usuários com mais de 43 mil fotos ao total. A partir daí, foram analisados diferentes componentes nas fotos para conseguir estatísticas suficientes que conseguir um diagnóstico mais apurado. Entre as variáveis analisadas estavam o filtro utilizado nas fotos, cor, presença de rostos e elementos das imagens.
Segundo os pesquisadores, o sistema conseguiu uma impressionante precisão de 70% no diagnóstico de usuários deprimidos. Para se ter uma ideia, os profissionais humanos acertam esse tipo de diagnóstico em apenas 42% dos casos, segundo 118 estudos realizados previamente. Além disso, pessoas nas ruas foram entrevistadas e tiveram que elencar as fotos de 1 a 5 quanto ao nível de felicidade, tristeza, potencial de curtidas e capacidade de interessar, para ajudar a aperfeiçoar ainda mais o sistema.
Interessante, não é mesmo? Você consegue perceber oscilações de humor pelas fotos postadas por outras pessoas? Conte para a gente em nossos comentários!
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…