Categorias: Mercado

Fotos de usuários do Snapchat são divulgadas na web

No último domingo, mais de 200 mil fotos de usuários do Snapchat vazaram na web. Apesar de o serviço ter como prerrogativa a troca de imagens que desaparecem em apenas 10 segundos depois de enviadas, todas as fotos eram arquivadas no serviço de backup Snapsaved, o que permitiu a invasão dos hackers e a divulgação das imagens.

Apesar de a publicação ter ocorrido somente no domingo, os burburinhos quanto ao vazamento iniciaram ainda na sexta-feira anterior. Isso porque o site 4Chan divulgou a informação de hackers que afirmavam estar organizando o material para publicação nos próximos dias.

A informação era verdadeira e todas as imagens (incluindo fotos e vídeos) de um arquivo de 13 Gb foram publicadas no 4Chan no domingo. Uma parte do arquivo, aproximadamente 100 Mb, continha fotos de vários adolescentes nus, informou o jornal britânico The Guardian. Devido a isso, cogita-se a possibilidade de os hackers desta ação terem sido os mesmos que recentemente divulgaram fotos de celebridades nuas.

Nesta segunda-feira, o serviço de backup Snapsaved emitiu um comunicado afirmando que sofreu ataques de hackers. Os representantes do Snapchat ainda rebateram acusações de que o serviço serviria para o roubo de fotos e vídeos de usuários. Na página do Facebook de um representante do Snapchat, foi destacado que “assim que percebemos a invasão em nossos sistemas, apagamos o site inteiro e todo o banco de dados associado a ele”.

Vale a pena lembrar que, na última sexta, os representantes do Snapchat teriam informado que o sistema do serviço não teria sofrido ataques e afirmado que a fonte do vazamento de imagens não era originário do Snapsaved.

Esta foi a segunda vez que o Snapchat tem os dados de seus usuários divulgados. Em janeiro de 2014, 4,6 milhões de pessoas tiveram seus nomes de usuários, localização e números de telefone publicados.

Posts Recentes

Mais de 180 milhões de e-mails e senhas foram vazados – Saiba se você pode ter sido afetado

Recentemente, a reportagem da CNN Brasil destacou que mais de 180 milhões de endereços de…

Deepfakes: A nova arma dos golpistas digitais

A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…