Categorias: Cibersegurança

Gerar dados ou usar dados de produção para testar aplicações?

Para atestar o funcionamento de aplicações e softwares influenciados pela hora, como sites e apps de vendas, leilões e promoções, os profissionais de Qualidade (QA) devem gerar novos dados para análise dos testes, realizando ações e comandos necessários em diferentes datas e horários. Só assim poderão ter um diagnóstico confiável e preciso para validar o funcionamento do produto ou serviço de tecnologia. Estes dados gerados a partir dos testes são difíceis de imitar.

Outra forma de validar o serviço ou produto seria trocar a hora na configuração do servidor de hospedagem da aplicação ou software, o que implicaria senão na interrupção de outros testes baseados no servidor e que também são impactados pela hora, em confusão e maior possibilidade de erros.

Fora o fato de que, quando se desenvolve uma nova função para um produto existente, o testador não tem dados de gaveta de produção para validar seu funcionamento, exigindo do profissional de QA gerar novos dados que verifiquem a estabilidade do que está em Desenvolvimento.

Quando o objeto de teste não é impactado pela hora e o testador quer saber com mais exatidão o comportamento de uma aplicação durante seu uso, o ideal é utilizar os dados de produção para extrair um diagnóstico mais preciso do que acontece com o usuário final na plataforma. Desta forma o testador de QA terá um resultado mais fiel de como o produto web se apresenta ao mercado.

Se optar por gerar novos dados, neste caso, não é possível validar o funcionamento da aplicação com precisão, abrindo espaço para distorções do resultado, que não será obtido a partir da versão disponível para utilização pública.

E sobre o PSafe Total Android? App carro-chefe da PSafe no Brasil e América Latina. Como é feita a validação de novas funções e de melhorias das já existentes? Para conhecer melhor os desafios da equipe de QA, batemos um papo com Luciana Müller.

Na PSafe, o que é mais usado: gerar novos dados ou aproveitar dados de produção para analisar o funcionamento das funções do app PSafe Total?

Luciana Müller: Na PSafe fazemos carga de dados de produção para o nosso ambiente de testes para termos os testes mais próximos do que ocorrerá com o usuário em produção.

Qual função do PSafe Total demandou maior investimento de tempo de QA para validação e como foi o processo de liberação desta funcionalidade?

LM: Nos últimos meses, a mudança de layout da feature Limpeza está exigindo muitos testes e retestes até que alcance o melhor estado de aceite do usuário.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás