A prática já realizou diversas vítimas e acontece quando um suposto técnico liga para o usuário pedindo várias informações pessoais.
Agora, este golpe também está sendo praticado contra usuários de smartphones e tablets, além de continuar atacando usuários de Windows e Mac.
O golpe funciona de maneira bastante simples. Os criminosos realizam uma chamada para a vítima, apresentando-se como especialistas, e convencem as vítimas a revelarem dados pessoais, a pagarem por serviços desnecessários, instalarem softwares fraudulentos nos smartphones e tablets, a fornecerem dados do cartão de crédito, etc.
Esta ligação não foi solicitada pelo usuário; no entanto, a justificativa é de que foi identificado mau funcionamento do dispositivo. Com domínio de linguagem técnica e abusando do desconhecimento do usuário, os criminosos acabam fazendo muitas vítimas na web.
Outro tipo de contato realizado com futuras vítimas é a utilização de propaganda online. Ao realizar uma pesquisa para procurar suporte técnico para o aparelho, o usuário irá se deparar com vários anúncios de empresas fraudulentas que oferecem este serviço. Assim, acaba sendo enganado sem perceber.
Ao entrar em contato, o usuário é instruído pelo golpista a conectar o telefone ou tablet ao computador, além de também solicitar que instale um software de acesso remoto ao PC. Com isso, ele terá acesso total ao computador e ao dispositivo móvel, podendo instalar malwares, deixando o computador mais vulnerável.
Por fim, o criminoso ainda poderá exibir relatórios com supostos problemas técnicos e irá cobrar pelos serviços, sendo que não há problema nenhum.
Confira alguns passos para se proteger:
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…