Mais um golpe virtual foi descoberto utilizando a Copa do Mundo 2014. Dessa vez, a isca utilizada pelos criminosos é um suposto sorteio da Cielo. O golpe de phishing envia um e-mail para a vítima e a direciona para um suposto concurso que vai premiar os vencedores com ingressos para os jogos da Copa.
O ataque é feito em duas etapas. Na primeira, o sistema pede os dados pessoais da vítima, como nome, data de nascimento e CPF. Após verificar a legitimidade do CPF digitado, uma segunda tela solicita dados bancários, incluindo código de segurança e até mesmo o limite do cartão de crédito cadastrado no falso site.
Depois de fornecer todos os dados, o site malicioso leva uma suposta página que confirma a participação no falso sorteio com falsos vencedores. Uma análise revelou que os dados são enviados por meio de arquivo de texto simples ao servidor dos autores do golpe.
Por isso, é bom aumentar o alerta quando a promessa são ingressos para a Copa do Mundo. Se você receber uma mensagem parecida, busque mais informações no site da empresa, lembrando que só patrocinadores do torneio podem fazer concursos culturais com a Copa.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…