vagas-de-emprego-nos-correios

Alerta! Novo golpe no WhatsApp promete vagas de emprego nos Correios

O DFNDR Lab registrou mais de 1.1 milhão de acessos às falsas vagas de emprego nos Correios até o momento. Entenda como o golpe funciona.

Criminosos lançaram uma nova armadilha no WhatsApp. O golpe que oferece vagas de emprego nos Correios já registrou, até o momento, mais de 1.1 milhão de acessos, de acordo com o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime. A falsa mensagem promete, ainda, salários de até R$4,903 reais, sem que o usuário precise de experiência anterior.

Entenda como o golpe das vagas de emprego nos Correios funciona

vagas-de-emprego-nos-correios

O link falso das vagas de emprego nos Correios está sendo disseminado pelo WhatsApp e, ao tocá-lo, o usuário é encaminhado a uma página onde deverá fornecer alguns dados como nome, e-mail, cidade em que reside, se é maior de 18 anos, a vaga para a qual gostaria de se candidatar e a disponibilidade de horário. Após preencher todos os campos, a vítima é induzida a compartilhar o link com mais 10 amigos ou grupos no WhatsApp para efetivar a sua inscrição à vaga de emprego.

vagas-de-emprego-nos-correios

E para passar credibilidade, o golpe afirmar ter parceria com a página de notícias destinada a oportunidades de emprego do Portal G1. Além disso, na página da armadilha, há um campo com diversos comentários de falsos usuários que dizem ter conseguido o emprego nos Correios ou que marcaram entrevistas para o suposto processo seletivo.

vagas-de-emprego-nos-correios

“Apenas nesse primeiro mês de 2018, identificamos mais de 10 ameaças atreladas a processos seletivos. Temos percebido que os hackers estão aproveitando o início do ano, período em que muitas empresas de fato abrem oportunidades de emprego, para intensificar golpes que utilizam essa promessa. Por esse motivo, reforçamos que os usuários fiquem atentos e se certifiquem sobre a veracidade de qualquer informação antes de se inscreverem e compartilharem com seus contatos”, explica Emilio Simoni, Diretor do DFNDR Lab.

O golpe das vagas de emprego nos Correios não causa prejuízos financeiros aos usuários. O hacker ganha dinheiro com anúncios abusivos, já que as páginas do golpe são recheadas de banners de propagandas. Contudo, os criminosos passam a ter acesso aos dados pessoais das vítimas, o que pode facilitar o envio de novos ataques no futuro.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre engenharia social

Fique protegido dos golpes

  • Sempre desconfie de promessas de emprego, descontos e grandes promoções que são compartilhados dentro de mensageiros, como o WhatsApp.
  • Recebeu um link suspeito? Para saber se ele é seguro antes de tocar, você pode usar a ferramenta gratuita de análise de links do DFNDR Lab.
  • Mantenha um antivírus instalado no celular. Dê preferência a um aplicativo que ofereça proteção em tempo real contra ataques, como o DFNDR Security.