Categorias: Mercado

Google quer eliminar cartão SD de dispositivos Android

Dispositivos Android sem cartão SD

Versões anteriores do sistema operacional do Google permitiam que os aplicativos nativos e de terceiros lessem e escrevessem utilizando a memória externa do celular – o cartão microSD, liberando espaço na memória interna do aparelho. A partir da versão 4.4 Kitkat, a empresa começa a limitar o seu uso para armazenamento de arquivos e os APPs de terceiros passam a adotar o slot de memória apenas para guardar cache e alguns arquivos pessoais, que serão apagados quando o aplicativo for removido do celular ou tablet. Dependendo do uso que você dá ao seu smartphone, isso pode representar um grave retrocesso, já que a regra afetará a forma de fazer backup e editar e tratar fotos de câmeras alternativas que armazenam seus arquivos de saída diretamente no cartão microSD.

A medida parece buscar definir o modelo de nuvem como ferramenta de backup de usuários Android, eleito pelo Google, em detrimento do poder de escolha do internauta e irá igualar a utilidade dos SDs a dos pendrives e HD externos, já que estarão restritos a realizar cópias de arquivos salvos em computadores. Isso poderá levar ao desaparecimento dos cartões microSD, empregados para ampliar, mesmo que não muito, a capacidade de memória de smartphones e tablets, que desde o lançamento não avançaram muito na questão, com modelos básicos que variam de 8 GB a 32 GB de memória.

A mudança veio acompanhada de nova interface unificada para acesso aos arquivos em aparelhos Android: Storage Access Framework, eliminando a necessidade de indicar onde estão os documentos, se na memória interna, externa ou na nuvem. As razões para isso parecem ser comerciais: vide anúncio do Google de reduzir os preços para armazenamento no Google Drive e estimular o lançamento de novos produtos, que encontram empecilhos para seu desenvolvimento na presença física de cartões SD.

A determinação forçará os fabricantes a aumentar a memória dos dispositivos e evitará que usuários resolvam este problema comprando um cartão SD superior e efetuando a troca do gadget, direcionando o armazenamento complementar à nuvem, transformando o Google Drive no principal “HD externo” de usuários de Internet. E, finalmente, visa aumentar a segurança da informação, já que alguns dados do cartão SD estão acessíveis a terceiros de forma que o Google não consegue protegê-los, parte do que explicaria os problemas recentes enfrentados pelo Whatsapp.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás