Honda Smart Home – o lar que produz mais energia do que consome

Não é uma pegadinha. A casa inteligente da Honda é capaz de gerar, por meio de paineis solares, energia suficiente para se manter e ainda abastecer os carros elétricos.

Um grupo da UC Davis, Universidade da Califórnia, em conjunto com a Honda e a Pacific Gas & Electric, construiu a Honda Smart Home, a casa inteligente que promete não só revolucionar as formas de habitação convencionais como ser um forte aliado do meio ambiente.

A tecnologia aplicada no conceito consegue, ao mesmo tempo, reduzir emissões e fontes de poluição, produzir, administrar, distribuir e reaproveitar energia. Segundo a empresa, a casa é capaz de gerar um excedente de 2,6 megawatts/hora.

Casa contra o efeito estufa

A casa, que teve o início de sua construção em 2013, deverá servir de moradia para um membro da UC Davis, a ser escolhido, estará mobiliada e terá na garagem um veículo elétrico para deslocamento do morador. O projeto surge como boa alternativa nos EUA, onde carros e casas juntos são responsáveis por 44% da emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa.

Na casa, o cérebro da operação é um sistema proprietário de gestão de energia (HEMS). Um sistema de hardware e software que monitora, controla e otimiza a geração e o consumo de energia  em todo microgrid. O sistema, que se completa com uma bateria de 10kw/hora,  armazena a energia gerada pelos paineis solares para usos noturnos.

Até mesmo o material utilizado para a construção da casa foi, digamos, com aspecto verde. Parte de cimento utilizado é originário de uma substância sustentável, a prozalana, resultado de acúmulo de cinza vulcânica, que necessita de menos calor para aquecer até virar cimento, contribuindo com a redução de gases.

A casa possui uma bomba geotérmica que permite aquecer – ou arrefecer – a água por um único sistema. A água aquecida é reservada em um tanque e distribuída para chuveiros. Quando chega ao ralo, é reaproveitada para reaquecimento da água fornecida pela companhia de abastecimento local, reduzindo assim a quantidade de energia necessária para um novo aquecimento.

Ao fim do processo, a água proveniente do chuveiro fica armazenada em tanques localizados abaixo do jardim. Uma vez ali, o resíduo é naturalmente aquecido pelo solo e, posteriormente, devolvido à residência. Isso permite gerar aquecimento e arrefecimento dos ambientes, pois o mesmo trabalho também é feito com a água fria.

A Honda estima que a casa colabore com uma redução de emissões de carbono equivalente a 5,9 kg ao ano, podendo chegar a 10,6 kg se considerado o veículo elétrico da residência.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás