O cotidiano da cidade mais conhecida do Brasil, o Rio de Janeiro, está sendo retratado por lentes curiosas num projeto pra lá de inusitado. O @Rio365 tem a participação de moradores e turistas para compartilhar seus cliques. Juntos, eles contam uma história através da rede social de imagens, o Instagram.
O projeto, que tem como objetivo ser um documentário, é pioneiro no mundo a se apresentar dessa forma, via redes sociais. Em sua primeira edição, teve mais de 100 mil imagens e a participação de seis mil pessoas. O resultado do trabalho foi a edição de um livro com versões em português e inglês.
Idealizador do projeto, o fotógrafo André Galhardo conta que a inspiração para o @Rio365 partiu da ideia do artista Duane Keiser, que relatou em seu blog que produziria um quadro por dia e exibiria a obra na internet.
O @Rio365 iniciou a preparação de sua segunda edição. Dessa vez pretende reunir 365 fotos em novo livro com o tema “Qual é a cara do Rio? Qual é o Rio que é a sua cara?”. Os interessados podem participar a partir de seu próprio perfil no Instagram. A cada semana o perfil do projeto lança temas com os quais o participante deve retratar as chamadas “missões”.
Todos os dias uma equipe de curadores do projeto seleciona as melhores imagens, que serão agraciadas com menções honrosas e prêmios especiais em cada missão. O material é divulgado no Instagram e replicado em outros perfis do projeto no Facebook, Tumblr e Twitter.
O projeto tem o patrocínio da Light e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a tiragem repartida entre patrocinadores, bibliotecas e autores com equipe. O livro também pode ser encontrado à venda em livrarias.
Depois da segunda edição, a ideia é expandir o projeto para outras localidades do Brasil.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…