Mais de 7 milhões de bloqueios de malwares nos últimos dois meses

O principal perigo dos malwares é que eles são a porta de entrada para ataques cibernéticos, como os ransomwares.

De janeiro a fevereiro deste ano, o dfndr enterprise, solução de cibersegurança da PSafe, bloqueou mais de 7 milhões de ameaças de malwares no Brasil. Esses softwares maliciosos são utilizados por cibercriminosos para causar danos a um dispositivo, rede ou sistema, roubar dados sensíveis ou informações.

“O principal perigo dos malwares é que a maioria dos ataques cibernéticos às empresas têm início por meio deles: algum colaborador baixa o arquivo malicioso, que pode vir como uma falsa atualização, falso aplicativo ou arquivos como um falso boleto, e a partir daí os criminosos têm acesso ao sistema da empresa”, ressalta o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

É o caso dos ataques ransomwares, por exemplo, em que os cibercriminosos criptografam o banco de dados das empresas e ficam no controle do sistema, sendo que para conseguir novamente retomar o acesso é necessário pagar um resgate, geralmente cobrado em criptomoedas.

Apesar dessa ameaça cada vez mais presente, muitas empresas ainda não entendem bem o que é esse ataque e como ele é organizado. Assim, existe uma crença de que apenas empresas de grande porte ou segmentos determinados podem sofrer ataques.

“Não existe tamanho de empresa, todas são alvo. Tanto que, no mundo, de 50 a 70% dos ataques de ransomware visam pequenas e médias empresas e 60% das pequenas empresas atingidas foram obrigadas a fechar as portas. Isso porque o prejuízo vai além do resgate, atualmente custando uma média mundial de R$ 3 milhões. O ataque pode provocar também paralisação das atividades por um período, perda de informações ao recuperar o banco de dados e um possível vazamento de dados, onde a empresa pode ainda sofrer sanções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como multa que pode chegar a R$ 50 milhões”, enumera o executivo-chefe.

Workshop gratuito ensina as empresas a se protegerem

Diante da crescente onda de ataques de ransomware, a PSafe vai promover neste mês seu primeiro workshop, com o tema “Ransomwares: defenda sua empresa do sequestro digital”. O evento é gratuito e será transmitido pelo LinkedIn na próxima quinta-feira, 24 de março, às 20h.

O workshop traz o especialista em cibersegurança para explicar de um jeito simples o que as empresas precisam saber sobre o ransomware. Serão abordados tópicos como: o que é um ransomware e por que ele ameaça empresas brasileiras, como o ataque é feito e as suas consequências, quais brechas de segurança podem facilitar a invasão de sistemas corporativos e boas práticas a serem seguidas e como uma solução como o dfndr enterprise pode ajudar a se prevenir.

O palestrante será Emilio Simoni, que tem mais de 15 anos de experiência em cibersegurança e atua à frente do dfndr lab, conduzindo o desenvolvimento das principais tecnologias da empresa. “Vamos dar um panorama geral dos principais ataques sofridos por empresas no Brasil e também trazer dados gerais, como a média de 20 tentativas de ataques ransomware por segundo no mundo e a quarta posição ocupada atualmente pelo Brasil como alvo de ataques ransomware no mundo”.

Para participar, basta inscrever-se gratuitamente clicando aqui.

Agenda

  • Workshop – Ransomwares: defenda sua empresa do sequestro digital
  • 24/3, às 20h, via LinkedIn
  • Inscreva-se

Tags: