Mini-CV Tim Cook

Thimothy Donald Cook, 54 anos, calculista, um pouco apático no palco, graduado em Engenharia de Produção e MBA em Gestão de Negócios, é o atual CEO e responsável pela gestão diária das operações da Apple.

Americano, empresário, milionário (fortuna avaliada em US$ 400 milhões), feliz e gay, assumido desde outubro deste ano. Discreto, guerreiro e focado, o executivo afirma não sofrer discriminação dentro da empresa. E quem se atreveria a ir contra o que, segundo o próprio, é o seu maior dom divino?

Trabalhou na IMB por 12 anos, com passagens pela Compaq e Intelligend Eletronics, entrou para a Apple em 1998, como Vice-Presidente Sênior de Operações Globais, ocupando uma sala bem próxima a de Steve Jobs. Na Apple, ocupou o cargo de COO de 2004 a 2011. Também foi membro do Conselho de Administração da Nike.

Atuou como CEO da companhia por três vezes antes de assumir definitivamente o cargo, por dois meses em 2004, enquanto Jobs estava licenciado do cargo para tratamento contra o câncer, por vários meses em 2009, quando Jobs tirou licença para realizar o transplante de fígado, e, em 2011, após a terceira licença médica solicitada por Jobs. Até que, neste mesmo ano, o fiel escudeiro foi convidado por Steve Jobs para ser seu sucessor no comanda da maçã.

É apontado como um dos grandes responsáveis pela reestruturação da Apple em seu período mais negro, quando buscou fornecedores externos para descentralizar a montagem de boa parte dos produtos da empresa, aliviando a pressão financeira sobre o caixa da companhia.

Quer manter o foco das notícias sobre os lançamentos da Apple, mas admira pessoas que não constroem produtos, mas, sim, contribuem para a reformatação das relações sociais, como Martin Luther King (I have a dream) e Robert F. Kennedy – pessoas que dedicaram suas vidas a causas em prol de minorias da sociedade.

Não ativista, mas solidário às dificuldades enfrentadas pelo público gay, espera ter contribuído para uma maior aceitação e entendimento de outras pessoas a respeito do tema, ao sair do armário. Tio Cook até virou nome de Lei anti-discriminação do seu estado, o Alabama. Não dava pra manter tantas qualidades dentro do closet, né não Tim Cook?

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…