MIT desenvolve um processador de 36 núcleos

A equipe de pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, divulgou o desenvolvimento de um processador de 36 núcleos, capaz de funcionar por meio de um sistema que permite que dados passem entre os núcleos de forma mais rápida e muito mais eficiente do que nos processadores atuais. O chip funciona através do chamado “rede-on-a-chip”.

O instituto explicou que a ideia nasceu porque, nos processadores já existentes, apenas um núcleo pode se comunicar em um determinado tempo. Como o número de núcleos aumenta, nota-se que eles acabam gastando mais tempo de espera para a transferência de dados.

No novo projeto, os núcleos estão dispostos em um layout de grade e conectados diretamente a núcleos adjacentes, por meio de uma mini-internet. Isto significa que os dados podem viajar através do chip ao longo de diferentes núcleos, variando os caminhos para evitar os núcleos que já estão ocupados ou congestionados. O processador como um todo pode funcionar de forma mais eficiente.

Cada núcleo do processador teria um “roteador” associado e só trocaria informações com seus vizinhos diretos, de forma a agilizar a comunicação.

Um problema com o conceito de “rede-on-a-chip” é que os dados podem chegar a núcleos através de muitos caminhos não rastreáveis. A dificuldade é que, às vezes, os núcleos deste processador precisam acessar dados armazenados no cache do outro núcleo antes de serem devolvidos para a memória principal.

No entanto, a questão foi superada após o MIT equipar o chip com uma sombra de rede que permite aos núcleos declarar o que estão procurando. Os 36 núcleos do chip recebem uma prioridade para simular a ordem cronológica de solicitações encontradas em um “bus layout”.

Só que ter um processador desses em nossos computadores ainda pode demorar. A equipe pretende modificar uma versão do Linux para rodar o processador de 36 núcleos e ver como ele irá se comportar na arquitetura de um PC

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás