A morte do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador de seriados como “Chaves” e “Chapolin”, na última sexta-feira está sendo usada como isca para disseminar um vírus na internet. O ataque ocorre por meio de um código malicioso em links espalhados no Twitter e em outras redes sociais.
As mensagens utilizam a morte de Roberto Bolanõs e parecem a chamada para o link de um portal de notícias com mais informações. No entanto, o usuário é redirecionado para um site de anúncios ou de vendas que pode variar de acordo com a localização. Ao acessar a página, o dispositivo faz download automático de um programa malicioso.
O vírus varia de acordo com o dispositivo do usuário. No Mac, por exemplo, o arquivo ativado é um adware, responsável por inserir publicidade em sites e até mesmo em outras áreas na usabilidade do sistema operacional.
Segundo o G1 o vírus consegue, também, atacar o roteador e adivinhar a senha de segurança do dispositivo. Assim, o arquivo passa a redirecionar o usuário para sites falsos além de fazer o download de arquivos maliciosos.
A recomendação é que usuários tenham cuidado ao clicar em links reduzidos que tratem da morte do comediante, ainda mais, se a mensagem estiver em espanhol e com link reduzido. Lembrando que o PSafe Total para Windows e Mac é capaz de conter as ameaças e proteger a senha do seu roteador.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…