O NFC já há algum tempo é apontado como promissor. No entanto, a tecnologia de transferência de dados por proximidade ainda não pegou por aqui, muito por conta de apenas os smartphones mais caros terem o recurso e por as empresas não apostarem no uso da tecnologia. O seu aparelho conta com o NFC? Preparamos uma lista com o que você pode fazer no Brasil utilizando este recurso.
Desde maio deste ano, moradores de São Paulo podem recarregar o Bilhete Único, além de visualizar o saldo, utilizando apenas um smartphone com NFC. Após baixar e inserir as informações (CPF, e-mail e dados do cartão de crédito) no aplicativo, basta aproximar o smartphone no Bilhete Único para efetuar a transação. Entretanto, nem todos os aparelhos com NFC são compatíveis com o app. Entre os aparelhos aprovados para a recarga estão Xperia L, Xperia ZL, Xperia SP, Moto X, RAZR D3 e Galaxy S3.
No Rio de Janeiro, desde junho, funciona o Rio Smart City. O projeto implantado pela prefeitura instalou em diversos pontos de ônibus adesivos com uma tag NFC. Após o usuário aproximar o smartphone do adesivo, aparecerá no aparelho informações sobre localização, horários, alterações de rotas, itinerários, pontos e localizações dos ônibus que circulam pela cidade, além dos pontos turísticos.
Embora não seja tão comum, algumas lojas aceitam pagamento via NFC. O PagSeguro, gateway de pagamento da UOL, foi uma das empresas que apostaram na tecnologia. No site da empresa existe uma lista com mais de 15 lojas – todas em São Paulo – que aceitam pagamento utilizando a aproximação entre smartphones.
Em junho deste ano, o Banco do Brasil anunciou uma parceria com a Oi e a Visa para a implementação do pagamento por NFC. De acordo com a empresa, mais de um milhão de estabelecimentos já aceitam o pagamento por aproximação. A tecnologia funciona vinculada ao Ourocard do usuário e tem segurança similar ao chip implantado nos cartões.
A Okidokeys é uma fechadura inteligente que permite a abertura utilizando um smartphone com NFC. Tecnologia mostrada na CES 2014 custa em torno de US$ 200 e faz entrega no Brasil. Além do celular, é possível utilizar pulseiras, cartões e chaveiros com RFID.
Na sua cidade tem algum projeto legal que utiliza o NFC? Nos conte nos comentários.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…