Os verdadeiros heróis da web 2.0

Alguns programadores acreditam que oferecer, de graça, códigos de segurança é a forma de provar que não existem backdoors ou outra brecha qualquer no software. Sendo assim, nenhuma empresa privada poderá espionar os que as pessoas estão fazendo.

O problema disso é que essa atitude louvável torna o trabalho deles em voluntário, uma vez que nenhuma empresa vai pagar sem ter acesso. O que não é visto pelas gigantes que utilizam esses códigos é que elas dependem desses programas para oferecer segurança aos usuários.

A falta de apoio monetário faz com que alguns softwares sofram junto com seus desenvolvedores. Werner Koch, um alemão de 53 anos, não é muito comentado nas rodas de tecnologia, mas seu programa GNU Privacy Guard, sim.

O software criado em 1997 é utilizado até hoje para criptografar e proteger comunicações. Um exemplo, Edward Snowden e outros jornalistas utilizam esse código para realizar denúncias anônimas e trocar informações sigilosas.

Apesar da sua importância, o projeto quase foi abandonado. O motivo é que o autor precisava de dinheiro para viver e manter o software. Após ter a dificuldade divulgada no ProPublica, Koch recebeu investimento da Linux Foundation, do Facebook e da campanha de doação hospedada no próprio site.

Ele informou que com esse dinheiro irá ter um salário, não precisando mais abandonar o projeto para ter um emprego, e contratar um ajudante, já que nesses anos ele cuidou sozinho.

Esse foi só um caso de tantos. Basta lembrarmos do OpenSSL, amplamente utilizado por empresas, inclusive gigantes como Twitter e Amazon. No ano passado foi descoberto que apenas 4 programadores cuidavam do código, sendo somente um em período integral.

Esperamos que ações como a da Linux Foundation e do Facebook tornem-se comuns e esses heróis do século XXI tenham seu valor reconhecido. Afinal, o que seria de nós, usuários, sem esses anjos cuidando da nossa privacidade digital?

Posts Recentes

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…

Zero Trust: o que é, por que importa e como o dfndr security protege seu celular com esse conceito

Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…

Cresce o roubo de dados de celulares – saiba como se proteger

  O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…

Defendendo-se de Malwares que Atacam o Pix: Mantenha-se Protegido

As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…

Inteligência artificial traz novas ameaças para celulares e computadores

O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…

Vazamento de dados na XP Investimentos: o que aconteceu e como proteger sua segurança digital

A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…