Categorias: Mercado

Pagamentos digitais podem levar a carteira tradicional à extinção

Cheques, cartões, dinheiro, moedas, contas… Tudo isso cabia confortavelmente nas tradicionais pochetes, sucesso em décadas passadas, e hoje motivo de piadas. Cá entre nós, carregar aquela bolsinha na cintura realmente não era das visões mais agradáveis. Mas, com a tecnologia, saiba que até a tradicional carteira pode entrar no mesmo patamar da pochete, e virar artigo de cenas cômicas. Isso porque as grandes empresas de tecnologia estão fazendo de tudo para digitalizar nosso dinheiro e pagamentos em geral.

Veja também: Tecnologia: o que esperar em 2015

O Google, por exemplo, está trabalhando num projeto que permitirá aos usuários pagarem suas contas por meio do Gmail. Isso mesmo. A empresa envia a conta para o seu e-mail, e de lá você conclui o pagamento, sem a necessidade de nenhuma bolsinha para levar a fatura até o banco.

O projeto, por enquanto, está sendo chamado de Pony Express. Nele, o usuário do Gmail precisaria fornecer dados pessoais, como nome, endereço e o número de algum documento a uma empresa responsável por confirmar a identidade. Também haverá a opção de fornecer logo o número de cartão de crédito e de telefone. De acordo com o Google, as próprias empresas prestadoras de serviços, com o tempo, também poderiam aderir ao sistema.

Após a verificação, o usuário poderá pagar as contas, informando o número do cartão de crédito, débito ou conta bancária. Entre outros detalhes, está a possibilidade de compartilhamento de contas com seus contatos, e a digitalização de documentos físicos para armazenar no Pony Express. Ou seja, até aquelas contas que você continuará recebendo pelo correio poderão ser adicionadas ao mundo virtual.

O sistema já deve ser lançado no último trimestre deste ano. Os usuários ficam na expectativa, ainda com suas carteiras nos bolsos.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…