Nesta semana, usuários da provedora de internet NET relataram que estavam sendo vítimas de um ataque de malware. Segundo as informações repassadas à Revista INFO, o ataque estaria acontecendo através de um pop-up falso, que pedia para fazer uma atualização do Adobe Flash. Ao clicar no link, o usuário era obrigado a instalar um arquivo executável.
O grande problema é que, ao aparecer na tela, o pop-up simplesmente impedia que o internauta continuasse a navegar em outros sites. Assim, era necessário que o arquivo executável fosse instalado para que o navegador fosse “liberado”. Muitos usuários ainda tentaram clicar na opção “atualizar depois”, mas eram redirecionados à instalação do arquivo executável.
O nome do arquivo era flash.zip, já que estava compactado e vinha disfarçado. O ataque, a princípio, foi identificado somente em São Paulo. Segundo analistas da INFO, o problema estaria ocorrendo diretamente com o Google Analytics e o pop-up surgiria em sites que usam o serviço.
Uma das dicas para evitar ser vítima deste golpe é alterar o DNS, já que o arquivo não está sendo lido corretamente. Para alterar o DNS, basta acessar as configurações de rede.
A NET ainda não confirmou o ataque. As informações foram retiradas do site da Revista INFO.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…